Como gerenciar operações de limpeza em hotéis

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por elia regina previato
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Como gerenciar operações de limpeza em hotéis
Gerenciar as operações de limpeza de um hotel é mais do que fazer as camas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gerenciar as operações de limpeza em um hotel requer mais do que apenas a contratação de camareiras experientes e pessoal de manutenção de instalações. Ser responsável pela limpeza do hotel significa que você está no comando das atividades do dia-a-dia da equipe de arrumação. Além disso, você é responsável por entender de hotelaria e turismo, inclusive normas padrão e expectativas específicas do setor pelo qual os hotéis e seus departamentos de limpeza são avaliados.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Reveja as descrições das funções para garantir que sejam precisas e contenham uma lista completa dos deveres e responsabilidades do pessoal de limpeza. Atualize as descrições de trabalho pelo menos anualmente e envolva funcionários, supervisores e gerentes no processo de atualização. Pergunte aos funcionários se há atividades adicionais que executem regularmente que não estejam listadas na descrição do trabalho. Envolva supervisores e gestores no desenvolvimento de uma descrição do trabalho que inclua responsabilidades adicionais que desejem incorporar ou deveres e tarefas que acreditem que devem fazer parte de uma análise do trabalho.

  2. 2

    Realize reuniões regulares para uma comunicação eficaz com os empregados em cada atividade. Informe aos trabalhadores sobre as próximas convenções e fluxo de turistas para prepará-los para um possível aumento na jornada de trabalho ou maiores expectativas. Comunique-se regularmente com sua equipe sobre assuntos que envolvam seus empregos.

  3. 3

    Estude novos desenvolvimentos na indústria de hotelaria e turismo. Obtenha dicas sobre os métodos de avaliação de desempenho, bem como avalie as funções de manutenção do hotel. Os sistemas de classificação de hotéis são indicadores de serviço atencioso e acomodações de qualidade, os quais podem ser, em grande parte, influenciados por normas de arrumação e limpeza.

  4. 4

    Avalie o pessoal da limpeza regularmente - pelo menos anualmente. Os novos funcionários podem precisar de avaliações mais frequentes para garantir que entendam as suas expectativas de trabalho e os padrões de desempenho que precisam cumprir. Definir os padrões de desempenho é uma parte essencial da gestão de operações, pois o sucesso do seu hotel depende do desempenho de sua equipe. Forneça treinamento para os novos funcionários e reciclagem para os mais antigos, pois isso garante que sua equipe seja completamente competente e capaz de prestar serviço de alto nível aos hóspedes..

  5. 5

    Leia revistas especializadas sobre as tendências, equipamentos e materiais necessários para manter os mais elevados padrões de limpeza para os hóspedes de hotel. Analise suas necessidades de compra para determinar o fornecimento adequado dos produtos de limpeza mais eficazes disponíveis para uso industrial. Obtenha feedback dos funcionários da limpeza, bem como os oriente quanto à novos produtos comprados no que disser respeito a usabilidade e eficácia.

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