Como gerenciar privacidade e segurança no Facebook

Escrito por carley knobloch Google | Traduzido por tamara prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como gerenciar privacidade e segurança no Facebook
As configurações de privacidade lhe permitem controlar quem vê o conteúdo na sua página do Facebook. (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O Facebook pode parecer um lugar divertido para interagir com os seus amigos, mas é recomendável prestar atenção nas configurações de privacidade antes de compartilhar a sua intimidade. Você não sabe quem pode ler alguma de suas reclamações mais recentes sobre o seu chefe ou ver as fotos de sua despedida de solteiro. Entender como, de forma seletiva, compartilhar a sua vida no Facebook ajuda a garantir que a informação correta apareça apenas para as pessoas certas.

Outras pessoas estão lendo

Configurações de privacidade

As configurações de privacidade permitem que você deixe a sua página inteira como privada ou pública. Se você estiver usando Timeline, clique em "editing your timeline info" que irá levá-lo para a página que contém todas as suas informações pessoais. Você provavelmente entrou muito nessa página quando você se inscreveu no Facebook, e é uma boa ideia verificá-la periodicamente para se certificar que está em dia. Você pode editar o seu "Work and Education", fazer o seu "About Me", "Basic Info" ou até brincar com coisas como "Data de Nascimento", "Religião", "Status de Relacionamento" e "Opiniões políticas." Se você deixar um campo em branco, ele não aparecerá no seu perfil. Certifique-se de clicar em "Salvar" quando terminar de editar uma seção no Facebook para implementar as mudanças que você fez. Uma dica: O Facebook avisa que, mesmo se a sua página for privada, seu amigos ainda recebem as informações que você compartilha, incluindo aplicativos. Por isso é sempre importante publicar informações de forma responsável, não importa como você definiu suas opções de privacidade. Em "Learn More", o Facebook oferece instruções em vídeo sobre a maioria de seus recursos avançados, como marcação e localização, características que podem ser muito úteis na navegação do site. A seção "Ajuda" responde a muitas perguntas relativas à privacidade.

Configurações de privacidade padrão

Você pode definir a configuração de privacidade padrão e tomar decisões sobre "Como se conectar." ("Friends" é o padrão, mas você pode optar por personalizar ou deixar público também). Isso controla quem pode ter acesso ao seu perfil do Facebook ao fazer uma busca. "Timeline e Tagging" permite controlar quem pode marcar você em posts e imagens sem a sua permissão e se deseja ou não ser notificado para aprovar ou negar as marcações. "Aplicativos e sites" permite restringir o acesso de terceiros às suas informações. "Limitar o público para últimos posts" restringe quão longe as pessoas podem pesquisar em seu histórico online. E "As pessoas bloqueadas e Apps" permite que você gerencie qualquer pessoa ou aplicativos que você quer que tenham acesso restrito. Estar consciente de que estas opções existem e gastar um pouco de tempo com elas pode lhe dar mais tranquilidade ao usar o Facebook.

Posts Individuais

O Facebook lhe dá três opções quando se trata de proteger suas postagens individuais. O primeiro é "Público", que significa que qualquer pessoa com uma conta no Facebook pode vê-las. O segundo, "Friends", deixa visível apenas para os seus amigos, ou seja, desde sua vó até o presidente de sua empresa podem ver as imagens que você postou da noite de karaokê com as amigas. Se isso te preocupa, você pode querer experimentar "Custom", uma opção que lhe permite escolher quem vê o quê. Você pode criar listas, clicando no ícone de amigos. Um bom hábito é começar a colocar seus amigos e familiares nas listas fornecidas ou a criar listas próprias. Dessa forma, você pode se sentir livre para compartilhar a noite com as meninas com sua lista de amigos próximos e manter tanto a sua avó quanto o seu chefe longe delas. Esta filtragem funciona para fotos e vídeos, e você pode fazer ajustes em fotos que postou no passado. Investir um pouco do seu tempo para editar o seu arquivo permite que você possa ficar seguro quanto ao que todos estão vendo.

Configurações da Conta

As configurações de segurança podem ser encontradas na mesma guia, clicando em "Configurações da Conta". Neste campo, você vai encontrar um conjunto de opções que protegem o seu perfil contra qualquer tentativa de acessá-la sem permissão. Você pode designar dispositivos, notificações sobre tentativas de logins em dispositivos não reconhecidos, monitorar as sessões ativas, e geralmente descobrir quem acessou a sua conta e quando. O Facebook é uma ferramenta poderosa que mudou a maneira como nos comunicamos, como sociedade. Na maioria das vezes é tudo uma brincadeira, mas esse é seu cartão de visita, então, apresentar-se com cuidado é a forma mais eficaz para evitar acabar em uma situação complicada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível