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Como gerenciar um restaurante

Atualizado em 23 março, 2017

Ser um gerente de restaurante pode ser emocionante e desafiante. É preciso esforço, organização e trabalho duro para administrar um restaurante. Saber como colocar em prática cada recurso pode ajudar o negócio a crescer, trazendo mais clientes e, consequentemente, resultar em maior lucro.

Instruções

Saiba gerenciar um restaurante e obtenha maior lucro (restaurant image by glgec from Fotolia.com)
  1. Informe aos funcionários quais são as expectativas. As funções de trabalho devem ser minuciosamente descritas no momento da contratação. Determine condições e diretrizes a respeito, por exemplo, do cardápio, receitas, manejo do tempo, atribuição de tarefas e código de conduta do funcionário. Tenha reuniões regulares com o chef de cozinha e todos os outros chefes de departamento para discutir quaisquer problemas, sugestões e dúvidas de produtividade. Lembre-se, você determinou o nível de eficiência do restaurante, por isso é importante manter a autoridade.

  2. Eleve o moral entre os funcionários. Se aqueles que trabalham com você se sentem desrespeitados ou desvalorizados, o desempenho no trabalho pode diminuir. Evite denegrir aqueles cujas posições estão abaixo da sua e dê a sensação de que são parte de uma equipe. Motive-os com workshops de treinamento e atividades especiais. Ofereça prêmios, incentivos e reconhecimento para os funcionários que se sobressaírem. Disponibilize uma "caixa de sugestões", onde possam deixar comentários sobre preocupações ou ideias para melhorias.

  3. Certifique-se de que os clientes estejam felizes. Se os fregueses estiverem satisfeitos com a qualidade da comida, do serviço e com os preços do restaurante, é mais provável que irão retornar e trazer outros com eles. Criar um ambiente relaxante e ter funcionários que os tratem com respeito, providenciando-os serviço rápido e refeições bem preparadas, conforme o pedido, contribui para a satisfação daqueles que vão ao restaurante. Você talvez queira deixar cartões para comentários, assim os clientes podem avisá-lo do que eles gostaram ou não a respeito das visitas.

  4. Sente-se com o chefe de cada departamento e planeje um orçamento. Encontre os melhores fornecedores de equipamentos, comida e bebida com os preços com melhor custo/benefício. Controle gastos fixos e variáveis. Conscientize todos os funcionários de quantos recursos eles utilizam que podem causar custos excedentes no mês, como desperdício de comida e produtos de limpeza. Certifique-se de que tenha dinheiro o suficiente em mãos para atender à folha de pagamentos, para que sua equipe possa ser paga conforme o programado.

  5. Desenvolva uma boa estratégia publicitária para divulgar o restaurante a mais clientes em potencial. Crie propagandas criativas e eficazes, incluindo anúncios em jornais, e distribua folhetos em áreas próximas. Ofereça incentivos a clientes, como um "Mural do Cliente do Mês", com fotos de fregueses em exibição. Clientes selecionados podem receber uma refeição grátis ou escolher um item do cardápio.

  6. Certifique-se de que o restaurante atinja os padrões sanitários mais altos. A cozinha, a área de jantar e os toaletes devem ser minuciosamente higienizados. Deve ser enfatizado aos funcionários que é obrigatório que eles lavem suas mãos e se certifiquem que os utensílios, pratos e copos estejam limpos antes do uso pelo consumidor. Cozinheiros e chefs devem ser cuidadosos para evitar contaminação cruzada de utensílios de cozinha e ter certeza de que todas as superfícies estejam adequadamente limpas.

  7. Assegure-se de que seu restaurante atenda a todas as normas de segurança. Saídas de emergência devem ser marcadas com clareza para o caso de um incêndio ou outro evento inesperado. Portas devem ser fáceis de abrir. Certifique-se de não exceder a capacidade de assentos no restaurante.

  8. Substitua funcionários que consistentemente falham em atender aos padrões. Aqueles que estão rotineiramente atrasados, são rudes com os clientes, não sabem lidar com outros funcionários e que são desmotivados podem causar discórdia. Porém, isso deve ser feito somente após todos os esforços de encorajá-los a melhorar o desempenho.

  9. Considere utilizar um consultor do ramo se as vendas continuarem a cair. Um consultor pode oferecer uma avaliação objetiva do restaurante e discutir pontos fortes e fracos. Ele pode trabalhar com você para desenhar uma estratégia para cortar custos, melhorar as vendas, atualizar o visual do estabelecimento, atrair mais clientes, conceber cardápios mais atraentes e criar uma publicidade melhor.

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