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Como gerenciar um restaurante

Escrito por contributing writer | Traduzido por fernanda lemi
Como gerenciar um restaurante

Saiba gerenciar um restaurante e obtenha maior lucro

restaurant image by glgec from Fotolia.com

Ser um gerente de restaurante pode ser emocionante e desafiante. É preciso esforço, organização e trabalho duro para administrar um restaurante. Saber como colocar em prática cada recurso pode ajudar o negócio a crescer, trazendo mais clientes e, consequentemente, resultar em maior lucro.

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Instruções

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    Informe aos funcionários quais são as expectativas. As funções de trabalho devem ser minuciosamente descritas no momento da contratação. Determine condições e diretrizes a respeito, por exemplo, do cardápio, receitas, manejo do tempo, atribuição de tarefas e código de conduta do funcionário. Tenha reuniões regulares com o chef de cozinha e todos os outros chefes de departamento para discutir quaisquer problemas, sugestões e dúvidas de produtividade. Lembre-se, você determinou o nível de eficiência do restaurante, por isso é importante manter a autoridade.

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    Eleve o moral entre os funcionários. Se aqueles que trabalham com você se sentem desrespeitados ou desvalorizados, o desempenho no trabalho pode diminuir. Evite denegrir aqueles cujas posições estão abaixo da sua e dê a sensação de que são parte de uma equipe. Motive-os com workshops de treinamento e atividades especiais. Ofereça prêmios, incentivos e reconhecimento para os funcionários que se sobressaírem. Disponibilize uma "caixa de sugestões", onde possam deixar comentários sobre preocupações ou ideias para melhorias.

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    Certifique-se de que os clientes estejam felizes. Se os fregueses estiverem satisfeitos com a qualidade da comida, do serviço e com os preços do restaurante, é mais provável que irão retornar e trazer outros com eles. Criar um ambiente relaxante e ter funcionários que os tratem com respeito, providenciando-os serviço rápido e refeições bem preparadas, conforme o pedido, contribui para a satisfação daqueles que vão ao restaurante. Você talvez queira deixar cartões para comentários, assim os clientes podem avisá-lo do que eles gostaram ou não a respeito das visitas.

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    Sente-se com o chefe de cada departamento e planeje um orçamento. Encontre os melhores fornecedores de equipamentos, comida e bebida com os preços com melhor custo/benefício. Controle gastos fixos e variáveis. Conscientize todos os funcionários de quantos recursos eles utilizam que podem causar custos excedentes no mês, como desperdício de comida e produtos de limpeza. Certifique-se de que tenha dinheiro o suficiente em mãos para atender à folha de pagamentos, para que sua equipe possa ser paga conforme o programado.

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    Desenvolva uma boa estratégia publicitária para divulgar o restaurante a mais clientes em potencial. Crie propagandas criativas e eficazes, incluindo anúncios em jornais, e distribua folhetos em áreas próximas. Ofereça incentivos a clientes, como um "Mural do Cliente do Mês", com fotos de fregueses em exibição. Clientes selecionados podem receber uma refeição grátis ou escolher um item do cardápio.

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    Certifique-se de que o restaurante atinja os padrões sanitários mais altos. A cozinha, a área de jantar e os toaletes devem ser minuciosamente higienizados. Deve ser enfatizado aos funcionários que é obrigatório que eles lavem suas mãos e se certifiquem que os utensílios, pratos e copos estejam limpos antes do uso pelo consumidor. Cozinheiros e chefs devem ser cuidadosos para evitar contaminação cruzada de utensílios de cozinha e ter certeza de que todas as superfícies estejam adequadamente limpas.

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    Assegure-se de que seu restaurante atenda a todas as normas de segurança. Saídas de emergência devem ser marcadas com clareza para o caso de um incêndio ou outro evento inesperado. Portas devem ser fáceis de abrir. Certifique-se de não exceder a capacidade de assentos no restaurante.

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    Substitua funcionários que consistentemente falham em atender aos padrões. Aqueles que estão rotineiramente atrasados, são rudes com os clientes, não sabem lidar com outros funcionários e que são desmotivados podem causar discórdia. Porém, isso deve ser feito somente após todos os esforços de encorajá-los a melhorar o desempenho.

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    Considere utilizar um consultor do ramo se as vendas continuarem a cair. Um consultor pode oferecer uma avaliação objetiva do restaurante e discutir pontos fortes e fracos. Ele pode trabalhar com você para desenhar uma estratégia para cortar custos, melhorar as vendas, atualizar o visual do estabelecimento, atrair mais clientes, conceber cardápios mais atraentes e criar uma publicidade melhor.

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