Economia

Como gerenciar um restaurante

Escrito por contributing writer | Traduzido por fernanda lemi
Como gerenciar um restaurante

Saiba gerenciar um restaurante e obtenha maior lucro

restaurant image by glgec from Fotolia.com

Ser um gerente de restaurante pode ser tanto emocionante quanto desafiante. É preciso esforço, organização e trabalho duro para administrar um restaurante. Saber como colocar em prática cada recurso para seu benefício pode ajudar o seu negócio a crescer, trazendo mais clientes e, consequentemente, resultar em maior lucro.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Informe os funcionários de suas expectativas. Suas funções de trabalho devem ser minuciosamente descritas no momento da contratação. Determine condições e diretrizes a respeito, por exemplo, do cardápio, receitas, manejo do tempo, atribuição de tarefas e código de conduta do funcionário. Tenha reuniões regulares com seu chef de cozinha e todos os outros chefes de departamento para discutir quaisquer problemas, sugestões e dúvidas de produtividade. Lembre-se, você determinou o nível de eficiência do seu restaurante, por isso, é importante manter sua autoridade.

  2. 2

    Eleve o moral entre os funcionários. Se aqueles que trabalham com você se sentem desrespeitados ou desvalorizados, seu desempenho no trabalho pode diminuir. Evite denegrir aqueles cujas posições estão abaixo da sua e dê-lhes a sensação de que são parte de uma equipe. Motive-os com workshops de treinamento e atividades especiais. Ofereça prêmios, incentivos e reconhecimento para os funcionários que se sobressaírem. Disponibilize uma "caixa de sugestões", onde eles possam deixar comentários sobre suas preocupações ou ideias para melhorias.

  3. 3

    Certifique-se de que seus clientes estão felizes. Se os fregueses estão satisfeitos com a qualidade da comida, do serviço e com os preços do seu restaurante, é mais provável que irão retornar e trazer outros com eles. Criar um ambiente relaxante, ter funcionários que os tratem com respeito, providenciando-os com serviço rápido e refeições bem preparadas, conforme o pedido, contribuem para a satisfação daqueles que vão ao seu restaurante. Você talvez queira deixar cartões para comentários, assim os clientes podem avisá-lo do que eles gostaram ou não a respeito de suas visitas.

  4. 4

    Sente-se com o chefe de cada departamento e planeje um orçamento. Encontre os melhores fornecedores de equipamentos, comida e bebida com os preços com melhor custo/benefício. Controle gastos fixos e variáveis. Conscientize todos os funcionários de quantos recursos eles utilizam que podem causar custos excedentes no mês, como desperdício de comida e produtos de limpeza. Certifique-se de que você tem dinheiro o suficiente em mãos para atender à sua folha de pagamentos, para que sua equipe possa ser paga conforme o programado.

  5. 5

    Desenvolva uma boa estratégia publicitária para divulgar seu restaurante a mais clientes em potencial. Crie propagandas criativas e eficazes, incluindo anúncios em jornais, e distribua folhetos em áreas próximas. Ofereça incentivos a clientes, como um "Mural do Cliente do Mês" com fotos de fregueses em exibição. Clientes selecionados podem receber uma refeição grátis ou escolher um item do cardápio.

  6. 6

    Certifique-se de que seu restaurante atinja os padrões sanitários mais altos. A cozinha e a área de jantar, assim como os toaletes, devem ser minuciosamente higienizados. Deve ser enfatizado aos funcionários que é obrigatório que eles lavem suas mãos e se certifiquem que os utensílios, pratos e copos estejam limpos antes do uso pelo consumidor. Cozinheiros e chefs devem ser cuidadosos para evitar contaminação cruzada de utensílios de cozinha, e ter certeza de que todas as superfícies estão adequadamente limpas.

  7. 7

    Assegure-se de que seu restaurante atenda a todas as normas de segurança. Saídas de emergência devem ser marcadas com clareza para o caso de um incêncio ou outro evento inesperado. Portas devem ser fáceis de abrir. Certifique-se de não exceder a capacidade de assentos em seu restaurante.

  8. 8

    Substitua funcionários que consistentemente falham a atender seus padrões. Aqueles que estão rotineiramente atrasados, são rudes com os clientes, não sabem lidar com outros funcionários e que são desmotivados podem causar discórdia. Porém, isso deve ser feito somente após todos os esforços de encorajá-los a melhorar seu desempenho.

  9. 9

    Considere utilizar um consultor do ramo se as vendas continuarem a cair. Um consultor pode oferecer uma avaliação objetiva de seu restaurante e discutir pontos fortes e fracos. Ele pode trabalhar com você para desenhar uma estratégia para cortar custos, melhorar as vendas, atualizar o visual do seu estabelecimento, atrair mais clientes, conceber cardápios mais atraentes e criar uma publicidade melhor.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media