Como um novo gerente deve lidar com funcionários que não o respeitam

Escrito por jonathan lister Google | Traduzido por luisa damulakis
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Como um novo gerente deve lidar com funcionários que não o respeitam
Relações de trabalho (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A transição de membro da equipe a gerente pode ser difícil, especialmente se você recebeu o novo posto ao invés de funcionários que trabalham há mais tempo para a empresa. Funcionários mais velhos podem ter menos disposição em ouvir seus pedidos como novo gerente, a menos que você encontre uma forma de semear respeito e estabelecer sua autoridade no ambiente de trabalho. É possível que você ganhe inimigos a curto prazo, mas os benefícios dentro de algum tempo acabarão valendo a sua simpatia.

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Estabeleça limites claros

A dinâmica entre você e seus antigos colegas deve mudar ao assumir um papel de gerente. Continue a agir como um amigo primeiramente, antes que o efeito "chefe" tome conta do seu papel, deixando os empregados menos dispostos a ouvir suas ordens e respeitar sua autoridade. Estabeleça limites claros entre o trabalho e suas relações pessoais. Isso inclui sair da turma da fofoca, comparecer a poucas reuniões sociais e limitar as conversas a assuntos relacionados ao trabalho. Preservar tais limites claros pode ajudar os outros funcionários a reconhecer sua nova autoridade e respeitar as diretrizes e decisões.

Responsabilize os funcionários

Funcionários que se recusem a ouvir ou respeitar sua autoridade como gerente apenas contribuem para diminuir a produtividade do seu departamento. Responsabilizar esses funcionários pela manutenção de seus padrões de trabalho através da criação de relatórios e monitoramento constante de suas atividades diárias mostrará aos empregados que sua presença não irá desaparecer e que responder aos seus pedidos é o único jeito de alcançar um bom relacionamento de trabalho. Criar padrões também gera um nível de respeito entre os funcionários do seu departamento. Isso é especialmente verdadeiro se eles levarem ao aumento da produtividade e ao elogio do departamento como um todo.

Ouça as preocupações dos funcionários

Alternativamente, você pode se beneficiar como novo gerente ouvindo as preocupações dos funcionários mais velhos ou ex-colegas para abordar questões com o departamento. Esses funcionários podem conhecer problemas que talvez passem despercebidos por você nos primeiros dias como gerente. Levar em conta as questões pode conquistar a aprovação e respeito dos empregados mais velhos e facilitar sua transição para o posto maior. Ao se sentirem valorizados, a tendência será de trabalhar mais para você e ficarão mais dispostos a ouvi-lo por terem sido ouvidos por você.

Exercite o seu poder como gerente

Caso nada disso dê certo, você é o chefe e funcionários que não respeitem a ordem hierárquica no ambiente de trabalho não possuem lugar na empresa. Exercitar o seu poder de gerente para disciplinar empregados que se recusem a ouvi-lo é uma forma de mostrar aos outros que você não tem medo de afirmar sua autoridade. Despedir alguns funcionários problemáticos poderá fortalecer o seu departamento e possibilitar uma tela em branco para que você comece novamente a estabelecer relações de trabalho positivas e uma dinâmica de respeito dentro do seu próprio setor.

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