Mais
×

Como fazer um gibi caseiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todo fã de quadrinhos já pensou em criar sua própria história do zero. Novos softwares de design fazem com que seja muito mais fácil fazer uma história em quadrinhos caseira, e enquanto você pratica, vai descobrir os truques e métodos que os profissionais usam para fazer suas histórias parecerem tão boas. O processo pode ser muito divertido e permite que você estique sua imaginação através da elaboração das suas próprias grandes histórias em quadrinhos.

Instruções

Ler gibis é divertido para crianças (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Invente uma boa história para o seu gibi. Pode envolver um de seus super-heróis favoritos ou um de sua própria criação. Na verdade, não precisa ser uma história de super-herói; você poderia contar uma história sobre piratas ou um melodrama envolvendo personagens modernos. Os únicos limites são a sua imaginação.

  2. Escreva o seu roteiro para a história separando a ação página por página. Cada página deve ter um certo número de painéis - de um a cerca de nove - e seu roteiro deve fornecer uma breve descrição da ação em cada painel. Mantenha o diálogo curto - será necessário para caber confortavelmente em balões de texto - e certifique-se de que corresponde à ação que você está descrevendo. A maioria dos gibis profissionais tem 32 ou 64 páginas, mas porque você está fazendo isso em casa, pode fazer do tamanho que quiser.

  3. Esboce páginas que correspondam ao seu roteiro usando caixas para separar a ação. Cada caixa deve ser separada das outras por um comprimento uniforme de espaço em branco (geralmente não mais do que 3 mm). Certifique-se que cada caixa inclui espaço para os balões de fala: espaços que correspondem à ação, mas que contenham elementos desinteressantes ou irrelevantes que podem ser abrangidos pelo diálogo.

  4. Finalize seus esboços passando nanquim, deixando suas linhas para sempre no lugar. Adicione balões de texto e caixas de texto em locais apropriados e, em seguida, preencha-os com o diálogo apropriado a partir do roteiro.

  5. Uma vez que a tinta tenha secado, pinte os espaços em branco para trazer a sua imaginação à vida de quatro cores. Tenha cuidado para não pintar os balões de texto.

  6. Projete uma capa para o seu gibi, contendo um título atraente e uma única imagem encapsulando a ação dentro do livro. Faça um esboço, depois os contornos e por fim a coloração como você fez com as páginas interiores.

  7. Escaneie cada página em seu computador e depois imprima-as usando uma impressora colorida. Se ela permitir, considere imprimir as páginas frente e verso ou, se você for realmente ambicioso, use papel de impressão de comprimento duplo e imprima duas páginas em cada lado. Você pode, então, reunir as páginas, dobrá-las ao meio e grampeá-las, assim como os profissionais fazem. Exceto que você pode simplesmente grampear sua revista em quadrinhos ao lado esquerdo, em seguida, lê-la ou distribuí-la a seus amigos como você quiser.

Dicas

  • Embora você possa criar sua própria história em quadrinhos usando elementos desenhados à mão, uma série de programas deixam você realizar o processo completo no seu computador. O InDesign e Adobe Photoshop funcionam bem para desenhar histórias em quadrinhos, e programas específicos, como Comic Book Creator tornam o processo muito fácil. (veja Recursos abaixo).
  • Se você fizer tudo e quiser imprimir duas páginas de quadrinhos em cada lado de uma página impressa, certifique-se de notar quais páginas vão para onde a fim de produzir uma história em quadrinhos coerente. A página externa impressa, por exemplo, deve conter as duas primeiras páginas de quadrinhos e as duas últimas, e assim por diante - se movendo em direção à página impressa do meio.

Aviso

  • Enquanto você é bem-vindo a criar uma história em quadrinhos com seus super-heróis favoritos existentes, tenha em mente que esses personagens são de propriedade de seus respectivos criadores. Não há problema em usá-los para fins pessoais, mas não tente vender ou distribuir uma revista em quadrinhos que você fez com eles. Caso contrário, você pode ser responsabilizado por violação de direitos autorais.

O que você precisa

  • Papel para desenho
  • Papel para escrever
  • Lápis
  • Tinta nanquim
  • Tinta
  • Scanner
  • Impressora colorida
  • Grampeador
  • Computador (opcional)
  • Software de design gráfico (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article