Mais
×

Como usar o Gimp e Inkscape para o desenho de camisetas

Atualizada February 21, 2017

O GIMP e o Inkscape são programas gratuitos que funcionam no Mac OS, Windows e Linux. O Inkscape possui ferramentas de gráficos vetoriais poderosas que permitem com que os profissionais desenhem imagens que são escaláveis e fáceis de serem editadas. Este é o tipo perfeito de imagem que pode ser usadas para se colocar em uma camiseta. Mas os formatos de arquivos suportados pelo Inkscape são limitados, e a maioria das impressoras de camisas não aceitam estes arquivos. Felizmente, o GIMP pode converter estes arquivos para uma imagem que as impressoras possam usar.

Instruções

Você pode usar o Inkscape para desenhar uma foto linda para uma camiseta e, então, usar o GIMP para convertê-la (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Escolha uma impressora para camisetas e obtenha os detalhes sobre os arquivos suportados por ela e sobre o tamanho e resolução requeridos. Muitos vendedores online possuirão estas informações nas seções de suporte ou ajuda, ou você pode enviar um e-mail ou ligar para o fabricante e perguntar.

  2. Abra o Inkscape e clique em "Arquivo" e selecione "Propriedades do Documento". Isto permitirá que você edite o tamanho do documento em branco que já esteja aberto. Coloque o tamanho da imagem na seção que diz "Tamanho personalizado" mudando a largura e a altura. Coloque as unidades usando uma lista. Elas podem ser em pixels ("px"), ou medidas tradicionais do sistema métrico ou americano, de acordo com as especificações de sua impressora.

  3. Use as ferramentas vetoriais do Inkscape para desenhar a imagem vetorial para o desenho da camiseta. Se você não está familiar com o uso de ferramentas de desenho vetorial, procure por tutoriais online que expliquem seu uso. A diferença principal entre os vetores e o desenho bitmap é a habilidade de editar caminhos, ou linhas, com a precisão e suavidade, ao invés de editar o bitmap para criar uma grade de pixels que fazem sua figura. Você pode desenhar formas, começando com círculos e retângulos, e ,então, editá-las. Você também pode desenhar linhas usando a ferramenta para linhas.

  4. Salve o arquivo no Inkscape como um arquivo SVG. Faça uma nota de onde você salvou o arquivo em seu computador. Neste ponto, você pode fechar o Inkscape se quiser.

  5. Abra o GIMP e abra o arquivo SVG que você criou acima. Você pode alterar a imagem usando o GIMP se você quiser, mas o propósito principal de usar este programa é converter o arquivo para um formato que a impressora possa usar, que provavelmente será JPG, PNG ou PDF.

  6. Clique em "Arquivo" e selecione "Salvar Como". Clique no menu próximo à caixa "Salvar Imagem" e escolha o formato que você desejar. Clique no botão "Salvar" para salvar o arquivo. Este é o arquivo que você enviará para a impressora.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article