Como usar o Gimp e Inkscape para o desenho de camisetas

Escrito por melissa worcester | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o Gimp e Inkscape para o desenho de camisetas
Você pode usar o Inkscape para desenhar uma foto linda para uma camiseta e, então, usar o GIMP para convertê-la (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O GIMP e o Inkscape são programas gratuitos que funcionam no Mac OS, Windows e Linux. O Inkscape possui ferramentas de gráficos vetoriais poderosas que permitem com que os profissionais desenhem imagens que são escaláveis e fáceis de serem editadas. Este é o tipo perfeito de imagem que pode ser usadas para se colocar em uma camiseta. Mas os formatos de arquivos suportados pelo Inkscape são limitados, e a maioria das impressoras de camisas não aceitam estes arquivos. Felizmente, o GIMP pode converter estes arquivos para uma imagem que as impressoras possam usar.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha uma impressora para camisetas e obtenha os detalhes sobre os arquivos suportados por ela e sobre o tamanho e resolução requeridos. Muitos vendedores online possuirão estas informações nas seções de suporte ou ajuda, ou você pode enviar um e-mail ou ligar para o fabricante e perguntar.

  2. 2

    Abra o Inkscape e clique em "Arquivo" e selecione "Propriedades do Documento". Isto permitirá que você edite o tamanho do documento em branco que já esteja aberto. Coloque o tamanho da imagem na seção que diz "Tamanho personalizado" mudando a largura e a altura. Coloque as unidades usando uma lista. Elas podem ser em pixels ("px"), ou medidas tradicionais do sistema métrico ou americano, de acordo com as especificações de sua impressora.

  3. 3

    Use as ferramentas vetoriais do Inkscape para desenhar a imagem vetorial para o desenho da camiseta. Se você não está familiar com o uso de ferramentas de desenho vetorial, procure por tutoriais online que expliquem seu uso. A diferença principal entre os vetores e o desenho bitmap é a habilidade de editar caminhos, ou linhas, com a precisão e suavidade, ao invés de editar o bitmap para criar uma grade de pixels que fazem sua figura. Você pode desenhar formas, começando com círculos e retângulos, e ,então, editá-las. Você também pode desenhar linhas usando a ferramenta para linhas.

  4. 4

    Salve o arquivo no Inkscape como um arquivo SVG. Faça uma nota de onde você salvou o arquivo em seu computador. Neste ponto, você pode fechar o Inkscape se quiser.

  5. 5

    Abra o GIMP e abra o arquivo SVG que você criou acima. Você pode alterar a imagem usando o GIMP se você quiser, mas o propósito principal de usar este programa é converter o arquivo para um formato que a impressora possa usar, que provavelmente será JPG, PNG ou PDF.

  6. 6

    Clique em "Arquivo" e selecione "Salvar Como". Clique no menu próximo à caixa "Salvar Imagem" e escolha o formato que você desejar. Clique no botão "Salvar" para salvar o arquivo. Este é o arquivo que você enviará para a impressora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível