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Como fazer um giro duplo no balé

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os dançarinos de balé executam muitos tipos de giros em seus exercícios, inclusive chaines, piquês e piruetas. Para fazer os giros funcionarem, você precisa desenvolver a forma e a técnica corretas. Uma vez que domine os giros unos, tente os giros duplos para um desafio extra e um belo acréscimo aos seus exercícios.

Instruções

Faça um giro duplo no balé (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Comece em frente a um espelho em um chão de madeira sem carpete. Use sapatilhas de balé e roupa justa que não a faça tropeçar ou cair por falta de equilíbrio ao girar.

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  2. Fique de pé na quarta posição, com o pé esquerdo na frente do direito. Mantenha o corpo encaixado para a frente, com os quadris e os pés virados para fora e os braços soltos à sua frente.

  3. Pratique relevês. Traga os calcanhares para fora do chão, ficando sobre o peito dos pés, enquanto traz os braços para cima, em forma de círculo à sua frente, como se estivesse agarrando uma bola grande de jogar na praia. Depois de fazer alguns relevês com os dois pés, faça o relevê com o pé esquerdo, ainda na quarta posição. Traga o pé direito para o joelho esquerdo, como faria ao girar. Pratique esse movimento, manobrando o corpo com os movimentos, até que você fique confortável fazendo-o depressa.

  4. Prepare-se para o giro, ficando de pé novamente na quarta posição, com o pé esquerdo na frente. Leve o braço esquerdo para o lado, mantendo o direito solto à sua frente. Execute um demi pilê para se aprontar para o giro.

  5. Traga o braço esquerdo para perto do corpo para se juntar ao direito em um círculo. Ao fazer isso, manobre o corpo na posição que praticou antes -- relevê no pé esquerdo e levando o pé direito para o joelho esquerdo. Dessa vez, use o ímpeto de manobrar e trazer o braço para dentro para fazê-la girar em torno do ombro direito. Gire duas vezes antes de parar olhando para frente, pisando com a perna direita de volta à quarta posição.

  6. Olhe fixamente enquanto gira. Foque em um ponto à sua frente até que não possa mais manter a cabeça olhando para frente, e então gire a cabeça toda para encontrar o ponto novamente à medida que termina o giro. Olhar fixamente exige prática, mas ajuda a impedi-la de ficar tonta.

  7. Pratique giros duplos, jogando com os pliês e ímpetos para descobrir o que funciona melhor para você. Se não conseguir fazer o giro duplo de uma vez só, trabalhe até que consiga.

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Dicas

  • Pratique giros duplos na quarta posição para ter mais espaço, mas, finalmente, aperte os movimentos para começar na quinta posição, que é a forma tradicional. Faça aquecimento antes de dançar para manter os músculos soltos e evitar se machucar. Você também desenvolve flexibilidade durante os aquecimentos, o que a ajuda na dança e nos giros.

Aviso

  • Evite rodar depressa demais, ou perderá o equilíbrio. As bailarinas são graciosas, não agitadas, por isso, trabalhe no giro rápido, mas não perca o controle.
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