Saúde

Qual deve ser o valor da glicemia durante o dia?

Escrito por jc torpey | Traduzido por kelly isay
Qual deve ser o valor da glicemia durante o dia?

Os valore glicêmicos variam durante o dia

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Muitas pessoas ao redor do mundo vivem com a diabetes (glicemia alta) e a hipoglicemia (glicemia muito baixa), com níveis flutuantes de glicose no sangue, o que impacta de alguma forma a vida cotidiana. Pessoas não diabéticas possuem a glicemia mais regular, embora ela também tenha variações durante o dia. Um nível normal de glicose sanguínea depende de fatores como se a pessoa está de jejum ou se ela acabou de tomar um lanche. O "normal" varia de pessoa para pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Diabéticos

Uma pessoa é diabética porque o pâncreas não produz insulina o suficiente para processar os açúcares presentes nos alimentos ingeridos durante o dia. Assim, eles se acumulam na rede sanguínea e, se a pessoa não receber tratamento, esses açúcares podem causar problemas de saúde, como falência renal, glaucoma, infartos, derrames, circulação dificultada nas pernas e veias, danos em nervos e possível amputação dos membros inferiores, como os pés ou os dedos, por infecção mal combatida por dificuldades da circulação sanguínea, entre outros. Devido à ampla variação da glicemia de um diabético, é preciso monitorar os níveis de açúcar no sangue entre uma a cinco vezes por dia, dependendo do que o médico sugerir. Os níveis normais também variam, dependendo da severidade da diabetes, se a coleta é feita durante uma certa hora ou se a pessoa acabou de comer. Um nível glicêmico de jejum de um diabético, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue quando a pessoa fica sem comer por 2-3 horas ou durante a noite, varia entre 90 mg/dl e 120 mg/dl. Duas horas após uma refeição, os níveis glicêmicos não devem passar de 180 mg/dl. Se estiver até mesmo um pouco maior que isso, significa que a diabetes não está sendo controlada apropriadamente.

Não diabéticos

Não diabéticos podem ter níveis glicêmicos altos, normais e baixos durante o dia, que ainda são considerados normais e não diabéticos. Isso acontece pois a glicemia sempre retorna a um nível basal depois de duas a três horas após as refeições e, na maioria das vezes, mesmo após a ingestão de alimentos, os níveis de açúcar no sangue não ultrapassam 140 mg/dl, mesmo sem o uso de insulina. Os níveis normais de glicemia de não diabéticos, em jejum ou não, variam entre 70 e 120 mg/dl.

Hipoglicemia

A hipoglicemia, ou baixos níveis de açúcar no sangue, pode ser uma doença em si ou o resultado de um diabético injetando muita insulina. Uma pessoa que é hipoglicêmica produz excesso de insulina, ao contrário dos diabéticos. Então, seu objetivo é manter os níveis de açúcar no sangue mais altos que o normal. Hipoglicêmicos têm a taxa glicêmica variando entre 60 mg/dl a 100 mg/dl, sendo que ela raramente passa de 120 mg/dl e geralmente só chega perto desse número quando a pessoa come alguma coisa com grandes quantidades de açúcar ou se ela ingeriu um tablete de glicose. Um tablete possui até 5 mg de glicose pura e é usado quando o hipoglicêmico estiver com uma crise de glicemia extremamente baixa, ou seja, os níveis sanguíneos de açúcar baixam repentinamente e a pessoa precisa ingerir glicose rapidamente para se recuperar.

Considerações

Devido ao fato da glicemia "normal" de cada pessoa variar, sempre converse com o médico, se houver qualquer dúvida sobre o seu caso. Mesmo se a pessoa estiver se sentindo bem, isso não significa que ela não tenha algum problema glicêmico, já que os sintomas só são notados quando há a primeira crise de glicemia extremamente alta ou baixa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media