Glicerina pura: Usos para pele e cabelo

Escrito por autumn jones | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A glicerina vegetal é um subproduto do processo de fabricação de sabão. Ela é conhecida por ser umectante, o que significa que atrai água. Devido a essa característica, ela é encontrada em muitos produtos hidratantes e amaciantes para pele e cabelos. Se você cobrir seu cabelo com glicerina pura, ele vai ficar pegajoso demais, mas se usá-la com moderação, ou junto com outros produtos, com o intuito de amaciar seu cabelo em dias extremamente secos, terá o resultado desejado

Outras pessoas estão lendo

Cabelos cacheados

A glicerina mantém o cabelo hidratado, pois absorve a umidade do ar e a leva para os fios do seu cabelo. Como um condicionador, ela é especialmente benéfica para os cabelos cacheados, que têm uma tendência a serem mais secos devido à forma do fio de cabelo. Ela ajuda definir os cachos e combate o maior inimigo de meninas com cabelos cacheados, o frizz.

Receitas que você mesmo pode fazer

Para uma hidratação rápida e fácil, faça um spray hidratante de glicerina para cabelos. Misture quantidades iguais de glicerina vegetal e água em um borrifador. Balance bem. Adicione três gotas de óleo essencial (alecrim, lavanda, melaleuca ou madeira de cedro são muito benéficos para o cabelo). Aplique após o banho.

Doenças de pele

A glicerina é um excelente hidratante para a pele, mas novas pesquisas mostram que ela pode fazer muito mais do que deixar sua pele macia como a de um bebê. Um estudo publicado no "The Journal of Investigative Dermatology", em dezembro de 2003, mostrou que a glicerina ajuda as células da pele a atingirem a maturidade, o que não significa que você vai envelhecer mais rápido, pois células maduras e saudáveis são vitais para pessoas portadoras de doenças, como câncer cutâneo não melanoma e psoríase.

Cicatrização

A glicerina não só ajuda a controlar doenças de pele, ela também é excelente para tratar injúrias. A Dra. Mary P. Lupo, em um estudo de 2009, demonstrou como a glicerina agiliza o processo de cicatrização, diminui hematomas e promove a regeneração dos tecidos e das células.

Máscara facial

Para suavizar peles secas, misture uma parte de glicerina, uma parte de mel e duas partes de água. Adicione farinha de aveia até que a textura esteja grossa, em ponto de máscara, e espalhe no seu rosto. Deixe descansar por 20 minutos antes de enxaguar. Você também pode substituir a água por leite, soro de leite coalhado ou chá de camomila.

Precauções

Não exagere no uso da glicerina: se ela for usada em climas muito secos, ao invés de extrair umidade do ar, ela vai extraí-la do seu cabelo e da sua pele. Se isso acontecer, ela pode causar bolhas na sua pele e deixar seus fios de cabelo quebradiços. Adicione uma colher de chá de óleo de jojoba nos seus produtos para evitar que isso aconteça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível