Como o glitter é feito?

Escrito por carolyn simpkins | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o glitter é feito?
Várias indústrias dependem do glitter para dar brilho e glamour aos seus produtos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Usos antigos do glitter

De acordo com a matéria "Glitter: A Brief History" (Glitter: Uma breve história) na New York Magazine, o glitter se originou de flocos de mica, mineral que era utilizado para decorar pinturas rupestres pré-histórias e várias outras artes de muitas culturas antigas. A história da mica, publicada pela Absolute Astronomy, observa que o mineral apareceu pela primeira vez em pinturas rupestres entre os anos 40.000 a 10.000 antes de Cristo, onde era utilizada por causa das suas propriedades reflexivas e tonalidade esbranquiçada. A mica do solo também foi usada nos pós jogados durante o Holi, o Festival das Cores hindu, decorando os participantes com glitter colorido para marcar o início da primavera. A edição de 23 de julho de 1932 da Science News Letter informou que as mulheres da Grécia antiga passavam um pó brilhante de chumbo no rosto, o que levava muitas vezes à morte por envenenamento com o metal. O uso do pó brilhante de chumbo do solo para deixar o rosto brilhante ecoou na Roma antiga e China antiga, sendo uma prática que perdurou até a Inglaterra renascentista.

Produção moderna do glitter

Em 1934, Henry Ruschmann descobriu uma maneira de triturar plásticos para criar grandes quantidades de glitter. Ele fundou a Meadowbrook Inventions, em Bernardsville, Nova Jérsei. Até hoje, a Meadowbrook Glitter é a principal fornecedora mundial de glitter. Lá ele é fabricado através do corte de folhas de plástico ou metal em pequenos pedaços. Esses pequenos flocos plásticos ou metálicos brilham, refletindo a luz das suas inúmeras superfícies criadas, fazendo com que o material seja mais reflexivo que a matéria prima. Cortado dessa maneira, o rendimento é de cerca de 18 a 60 m² a cada 450 g de matéria prima. A Meadowbrook Glitter produz uma grande variedade de glitter -- por exemplo, folhas finas de partículas de copolímero de alumínio compõem o produto Jewels Alpha; enquanto o glitter iridescente Crystalina é feito de poliéster e acrílico. O Glitter High Chroma Silver, que possui reflexão de 98%, é feito com naftalato de polietileno e polimetil metacrilato. Os ingredientes do glitter não são tão simples quanto parecem.

Os usos do glitter

O glitter possui muitos usos além das artes e artesanatos. Várias indústrias dependem dele para dar brilho e glamour aos seus produtos. Os fabricantes de cola adicionam glitter nas colas transparentes para deixá-las brilhantes. Elas podem ser usadas em artesanato e artigos de moda. Os fabricantes de cosméticos usam o glitter em esmaltes, sombras de olho e muitos outros produtos, refletindo o modo como o glitter era utilizado no mundo antigo. A indústria da moda utiliza o glitter para tornar os tecidos brilhantes, para usá-los em vestimentas e acessórios glamourosos. O glitter também é usado em joias, decorações domésticas, azulejos e outros objetos decorativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível