Mais
×

Como fazer um globo ocular em 3D usando uma bola de isopor

Os professores de ciências exigem que os alunos criem modelos ao longo dos anos escolares, pois eles ajudam no entendimento de diferentes conceitos ensinados na sala de aula. Um projeto muito comum é fazer um globo ocular em 3D com uma bola de isopor. Faça apenas a parte externa do globo ocular e corte o material na metade para adicionar as partes internas do olho. Levará no mínimo duas horas para completar esse projeto.

Instruções

Aprenda a fazer um globo ocular em 3D com uma bola de isopor (Image Source/Digital Vision/Getty Images)
  1. Coloque a bola de isopor sobre uma superfície plana. Corte o material na metade, usando uma faca.

  2. Coloque o lado plano da bola de isopor sobre um papel branco. Trace ao redor da circunferência, mova o material para outro local e repita o processo.

  3. Desenhe as partes interiores do olho dentro dos círculos brancos. Pinte e nomeie cada área.

  4. Recorte os círculos do papel branco. Espalhe a cola para isopor na parte inferior de cada círculo e, então, cole nas partes planas das bolas de isopor. Deixe secar por 15 minutos antes de continuar.

  5. Coloque quatro palitos de dente, espeçados de forma uniforme, ao longo do papel desenhado em uma das metades do olho. Posicione-os de modo que estejam a aproximadamente 1,2 cm das extremidades da bola de isopor. Empurre os palitos para dentro da bola, de modo que apenas metade deles fique para fora da superfície.

  6. Posicione a outra metade do olho, de modo que as extremidades fiquem alinhadas. Empurre a bola de isopor contra os palitos de dente até que a linha central esteja nivelada. Os palitos estão lá para segurar o globo ocular em 3D quando ele estiver inteiro.

  7. Despeje um pouco de tinta branca em um prato de papel. Pinte a superfície da bola de isopor de branco. Despeje mais tinta no prato de papel, se precisar. Deixe secar por 15 minutos.

  8. Despeje um pouco de tinta azul no prato de papel. Pinte um círculo com aproximadamente 4 cm na bola de isopor, de modo que metade desse círculo esteja em cada metade do globo ocular. Essa será a íris do olho. Deixe a tinta secar por 15 minutos.

  9. Despeje um pouco de tinta preta no prato de papel. Pinte um círculo preto com aproximadamente 2 cm no centro do círculo azul. Essa será a pupila do olho. Deixe secar por 15 minutos.

O que você precisa

  • Bola de isopor de 10 cm
  • Faca
  • Papel branco
  • Lápis coloridos
  • Imagens de referência das partes do olho
  • Cola para isopor
  • 4 palitos de dente
  • Tinta acrílica branca, preta e azul
  • Prato de papel
  • Pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article