O que é glutationa reduzida?

Escrito por sandi busch Google | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Glutationa, ou GSH, é um antioxidante encontrado em todas as células corporais. É amplamente conhecida por controlar os radicais livres. A maior parte da glutationa no corpo está presente em sua forma reduzida por ser esta a única maneira de poder realizar seu papel crítico.

Outras pessoas estão lendo

Redução-oxidação

O corpo conta com reações químicas para quebrar grandes moléculas em energia e construir pequenas moléculas de back-up dentro dos elementos funcionais. A oxidação refere-se a uma reação química em que o oxigênio se combina com um átomo ou molécula. Durante esse processo, o hidrogênio e um ou mais elétrons se perdem. A redução é a reação química reversa, na qual o oxigênio se perde ganhando hidrogênio e elétrons. Em um estado balanceado, a oxidação e a redução seguem de mãos dadas -- há sempre uma reação de redução visando impedir quaisquer reações de oxidação do hidrogênio e dos elétrons. O termo reduzido para esta reação é "redox".

Antioxidante

O processo de oxidação produz radicais livres. Estes são átomos ou moléculas que possuem um par de elétrons, tornando-os instáveis e altamente reativos. Esses átomos e moléculas estão "procurando" entrar na reação química que estabilizará seus elétrons. Essas reações são vitais para a saúde do corpo. Todavia, os mesmos radicais livres também podem causar significativo dano celular.

Glutationa reduzida

A glutationa protege as células dos radicais livres produzidos por oxidação. Só pode fazer isto permanecendo em seu estado reduzido natural para que esteja prontamente disponível para neutralizar radicais livres pela ligação com eles. À media que se liga, a GSH converte-se em sua forma oxidada, chamada de dissulfeto glutationa. Uma enzima -- glutationa redutase -- reverte-se a seu estado reduzido. A proporção entre a GSH reduzida e a GSH oxidada dentro das células pode ser usada para medir a toxicidade celular. Em células saudáveis, 90% da GSH devem estar em sua forma reduzida.

Suplementos

Visto que a glutationa é tão importante para a manutenção da saúde celular seria lógico tomar suplementos para assegurar uma quantidade adequado. Todavia, pesquisadores descobriram que a glutationa não é bem absorvida pelo sistema digestório. Ela é produzida naturalmente no corpo a partir da cisteína, glutamato e glicina. Como a cisteína está no bloco construtor que permite sua participação nas reações redox, o foco dos suplementos está em usar a cisteína para assegurar que o corpo tenha quantidades suficientes para produzir GSH.

Significância

Sem este poderoso antioxidante, as células do corpo não seriam protegidas contra a lesão oxidativa. Seriam danificadas e exterminadas, desencadeando uma resposta inflamatória. A GSH também tem vários papéis. No fígado, ajuda a transportar aminoácidos através das membranas celulares para que possam ser convertidas em proteínas. Também é essencial para a desintoxicação por acetaminofeno, assim se o suprimento de GSH se tornar muito baixo, o resultado é a toxicidade hepática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível