×
Loading ...

Como usar uma goiva

Uma goiva é um tipo de cinzel com uma ponta curvada. Ela é usada para cortar madeira, como um utensílio para trabalhar esse material. A largura da lâmina da goiva e os oito tradicionais níveis de curva tornam essa ferramenta bem versátil para todos os tipos de projetos com madeira. Uma goiva pode ser usada em uma superfície de madeira mais larga que ela mesma, apesar da lâmina ter a tendência de querer seguir a direção da fibra da madeira.

Instruções

Cinzéis, goivas e marretas para entalhar madeira à mão (tool bench image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Fixe a madeira em sua superfície de trabalho, usando a braçadeira. Ao trabalhar com ferramentas manuais, é preciso levar em conta que sua ferramenta pode causar danos se você perder o controle sobre ela. Nesse caso, a área deve ficar longe da direção de corte da ferramenta. Se a goiva se mover para fora da madeira, é provável que danifique sua mesa de trabalho, deixando um corte. Você pode colocar um pedaço de couro ou tecido nessa posição à medida que pratica com a goiva, para proteger sua superfície de trabalho.

    Loading...
  2. Segure sua goiva como faria com um cinzel. A maioria do trabalho com goivas não é direcionado por uma marreta, mas pela força de seu braço e mão. O dedo indicador é colocado sobre a espiga da ferramenta para guiar o corte. A espiga é parte do eixo cônico da ferramenta, que se ajusta na parte de cima do cabo. Uma mão pode empurrar a ferramenta por trás enquanto a outra mão a guia.

  3. Corte com a goiva colocando a ponta afiada de maneira perpendicular à superfície a ser cortada, e dirigindo a marreta para baixo de maneira firme na extremidade do cabo. As mãos devem ficar longe do eixo, segurando o cabo.

  4. Apare de maneira transversal em relação ao grão, segurando o eixo no cabo. Não coloque os dedos ao longo do eixo.

Loading...

O que você precisa

  • Restos de madeira
  • Braçadeira
  • Goiva
  • Marreta

Referências

Loading ...
Loading ...