on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma gola em uma camiseta

Atualizado em 17 abril, 2017

As camisetas são suficientemente versáteis para vestir na maioria das estações, além de serem peças baratas e não saírem de moda. No entanto, algumas camisetas não são muito estilosas, sendo que as mais elegantes podem custar uma nota, até mesmo em lojas de departamento. A solução é simples, com habilidades básicas de costura você pode customizar uma camiseta básica, adicionando uma gola e botões na parte da frente, transformando-a em uma peça apropriada para o ambiente de trabalho. Você nem ao menos precisa comprar algo novo, apenas dê uma olhada no seu guarda-roupa (ou se preferir, em um brechó) para achar peças que você pode "repaginar".

Instruções

Você pode adicionar uma gola a uma camiseta básica através de habilidades de costura (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Selecione as camisas

  1. Encontre uma camiseta sem manchas ou buracos para ser usada no projeto. Não tenha medo de usar uma camiseta branca básica, você pode adicionar uma cola colorida a ela. Você também pode usar uma camisa que possui um logo ou símbolo, o que só vai deixar o design mais interessante.

    Loading...
  2. Ache uma camisa de botões com colarinho. Se você tiver muitas opções, experimento diferentes combinações de cores e tipos de golas. A camisa não precisa combinar, você pode até mesmo usar duas diferentes cores ou contrastar cores como rosa e verde.

  3. Certifique-se de que o colarinho da camisa veste do mesmo modo que a camiseta, principalmente se encaixando bem nos ombros e no decote. A gola e a abertura da camisa precisam estar em boas condições, já que você irá costurá-las na camiseta.

    Corte as peças

  1. Desabotoe o colarinho da camisa. Dobre-o ao meio de acordo com o centro da parte de trás e com o lado direito virado para fora. Espete o alfinete da abertura direita (buraco do botão) para a abertura esquerda (botão) e a gola junto com o lado direito e esquerdo de modo a parecer alinhado. Espete o alfinete também nas costuras laterais para evitar um possível deslocamento.

  2. Marque uma linha na parte central de trás da gola. Marque uma linha de corte no colarinho da camisa, começando na bainha e há aproximadamente 0,94 cm de distância da costura de abertura. Continue a traçar para cima da abertura, curvando a linha do corte para fora quando estiver a 2,5 cm de distância da gola. Continue a linha, circulando em volta do centro da costura da parte de trás. Corte a gola e a abertura dos dois lados em uma linha contínua, separando a peça da camisa.

  3. Dobre a camiseta no meio, ao longo da parte central de trás com o lado direito virado para fora. Marque uma linha no parte central de trás com um giz de alfaiate. Espete a camiseta com um alfinete, a fim de evitar um possível deslocamento.

    Costure a camisa

  1. Espete do lado direito da camisa de colarinho para o lado direito da camiseta, deixando as linhas centrais (tanto da camisa quanto da camiseta) da parte de trás alinhadas.

  2. Costure as camisas em conjunto, usando uma costura de 0,3 cm. Vire quando o lado direito estiver finalizado e pressione a costura em direção ao centro da peça.

  3. Costure em zigue-zague ao longo das bordas da costura. Para finalizar o seu projeto de camiseta, faça a bainha na borda inferior.

Loading...

Aviso

  • Não use uma camiseta de tecido fino. O material deve ser forte o suficiente para suportar a gola, sem repuxar, estragar ou derrubar partes da peça.

O que você precisa

  • Camiseta
  • Colarinho/gola de uma camisa com botões frontais
  • Tesoura
  • Giz de alfaiate
  • Alfinetes de costura
  • Fio
  • Máquina de costura

Referências

Loading ...
Loading ...