Conhecimento

Por quanto tempo um golfinho consegue segurar a respiração?

Escrito por john lindell | Traduzido por alisson dantas
Por quanto tempo um golfinho consegue segurar a respiração?

Por quanto tempo um golfinho consegue prender a respiração?

www.wtv-zone.com

Os golfinhos são mamíferos aquáticos que fazem parte da família da baleia, com muitas espécies diferentes que vivem nos oceanos e mares do mundo. Os golfinhos têm um par de pulmões e respiram através de um espiráculo no topo de suas cabeças. Eles às vezes têm de mergulhar muito fundo para capturar os peixes e outros animais para se alimentarem. Então, por quanto tempo um golfinho consegue prender a respiração?

Outras pessoas estão lendo

Tempo de mergulho

Boa parte das espécies de golfinhos consegue ficar debaixo d'água de oito a dez minutos, com algumas espécies tendo a capacidade de permanecer submersa segurando a respiração por 15 minutos. Os golfinhos respiram através do espiráculo, que tem um lábio muscular que o cobre quando eles entram debaixo d’água, mantendo-a fora de seus pulmões.

Tamanho

Os pulmões de um golfinho são do mesmo tamanho em relação ao seu corpo, assim como outros mamíferos. O que lhes permite segurar a respiração é o fato de que eles têm mais alvéolos, ou pequenos sacos de ar, em cada pulmão. Existem duas camadas de transporte de oxigênio em vez de um único, como acontece na maioria dos mamíferos, e a membrana que envolve os pulmões é elástica e grossa. Essas diferenças permitem que o golfinho tenha uma troca muito mais eficiente de gases vindos dos pulmões para a corrente sanguínea.

Função

Os golfinhos são auxiliados pelo fato de que eles podem usar uma espécie de processo de circulação seletiva quando eles mergulham, onde a corrente sanguínea para a pele, sistema digestivo e extremidades exteriores retarda ou para completamente. Isso permite que o coração, o cérebro e os músculos da cauda sejam capazes de funcionar. A pressão atmosférica de um mergulho profundo força o ar para fora dos pulmões e para dentro das vias nasais, e força o sangue do coração para uma complexa rede de vasos capilares. O golfinho é capaz de espremer cada partícula de oxigênio de seus pulmões dessa forma para ficar debaixo d’água.

Considerações

Os seres humanos que mergulham na mesma profundidade que os golfinhos e então voltam para a superfície podem desenvolver problemas com descompressão, uma vez que à medida que eles mergulham, estão respirando ar altamente comprimido. Mas como os golfinhos estão simplesmente prendendo a respiração, eles não sofrem as mesmas consequências.

Visão dos expecialistas

Os golfinhos não se afogam quando dormem porque são capazes de flutuar logo abaixo da superfície da água, devido à sua estrutura óssea e diferenças nos seus pulmões em relação a outros mamíferos. Isso os torna mais leves, e pequenos movimentos da cauda impulsionam-os para a superfície para que eles possam respirar de vez em quando à medida que dormem.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media