Como os golfinhos ouvem

Escrito por josienita borlongan | Traduzido por ludmila cavalcanti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os golfinhos ouvem
Os golfinhos usam a ecolocalização subaquática, como as baleias (ozgary/Morguefile)

Outras pessoas estão lendo

Sentido da audição

Os golfinhos usam pequenas aberturas nas orelhas para ouvir sons. Essas pequenas aberturas são o que normalmente seria usado para ouvir quando não estão debaixo da água. Para ouvir sons na água, eles fazem uso de seu maxilar inferior, que conduz os sons ao seu ouvido médio.

Ecolocalização

Os golfinhos usam a ecolocalização subaquática, como as baleias. Ela permite que os golfinhos localizem objetos submersos, transmitindo ondas sonoras. Eles geram um pulso de som de alta-frequência ou cliques em suas testas que enviam sinais sonoros. O eco produzido pelo som de objetos se movendo ajuda os golfinhos a os localizarem, e até mesmo determinar o quão longe eles estão localizados. Os golfinhos sentem a vibração do som retornar ao sentir os pulsos em suas mandíbulas. Cada objeto ou animal subaquático envia ecos que os golfinhos podem se diferenciar. A ecolocalização ajuda os golfinhos a determinarem não apenas a distância de um objeto, mas também sua textura, forma e tamanho. Ele funciona porque a água é um excelente transmissor, que pode transmitir sons cinco vezes mais rápido do que o ar.

SONAR

SONAR (Sound Navigation And Ranging) é o método que os golfinhos e baleias usam para navegar em águas turvas. Como explicado na ecolocalização, eles usam as transmissões de som que ecoam de volta para localizar as coisas. Mesmo quando se está debaixo da água escura, eles ainda podem encontrar comida e evitar lugares perigosos. Os golfinhos produzem dois tipos de sons, o som de assobio agudo e o som de chocalho ou clique. Os assobios atuam como comunicadores enquanto os chocalhos ou cliques agem como SONAR.

Comparações de audição

Para entender melhor a qualidade do sentido de audição do golfinho, vamos compará-lo com os seres humanos, cães e baleias. Os golfinhos têm o sentido da audição mais nítido do que os seres humanos, pois eles podem ouvir uma ampla gama de frequências. Os seres humanos ouvem sons de 20 Hz a 20 KHz, enquanto os golfinhos ouvem de 20Hz a 150 KHz. Isso significa que os golfinhos podem ouvir sete vezes melhor do que os humanos. Ao comparar cães a seres humanos, os cães ouvem muito melhor do que os seres humanos, são capazes de ouvir frequências altas que os seres humanos não podem, cerca de duas vezes melhor. No entanto, o golfinho tem uma gama de audição muito superior do que a dos cães, cerca de cinco vezes melhor. De todos os mamíferos, os golfinhos são capazes de ouvir e produzir algumas das mais altas frequências de sons. Os golfinho quando comparado com as baleias, geralmente se comunica usando altas frequências, enquanto as baleias costumam usar frequências baixas. As baleias podem se comunicar em distâncias maiores (centenas de metros ou quilômetros de distância) do que os golfinhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível