O que é goma de celulose?

Escrito por natasha gilani | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é goma de celulose?
A goma de celulose é encontrada no tabaco (tobacco image by FJ Medrano from Fotolia.com)

A goma de celulose (carboximetilcelulose ou CMC) é um agente espessante versátil, eficaz e fácil de usar que possui inúmeras aplicações industriais. É encontrada em vários produtos, incluindo tabaco, papel e iogurte. A goma de celulose estabiliza proteínas, adiciona textura e paladar, forma uma película resistente a óleo e retém a umidade em alimentos industriais e processados.

Outras pessoas estão lendo

Outros nomes

A goma de celulose também é chamada de glicolato de celulose de sódio, CMC purificado e a carboximetilcelulose de sódio.

Propriedades

A goma de celulose se dissolve facilmente na água fria e quente. Aparece como um pó fibroso, granulado e branco, que possui uma boa resistência térmica a estabilidade da enzima, emulsificação e viscosidade.

A goma de celulose é registrada pelo Chemical Abstracts Service (CAS) , ou Serviço de Resumos Químicos, da Sociedade Americana de Química. Seu número CAS é 9004-32-4. A sua fórmula química é C6H7O2 (OH) 2OCH2COONa.

Fabricantes e tipos

A goma é extraída a partir da polpa da madeira e celulose purificada. De acordo com R. Sinha, no livro "Outlines of Polymer Technology: Manufacture of Polymers" (Esboços de Tecnologia de Polímeros: Fabricação de Polímeros, em tradução livre), a goma de celulose foi produzida pela primeira vez em 1917 e fabricada comercialmente na década de 1930.

Vários tipos e graus da goma de celulose são fabricados comercialmente, incluindo a goma de celulose de grau técnico (ou CMC bruto, com pureza geralmente abaixo de 80%), grau semi puro (grau de pureza de 80 a 95%) e a goma pura (com pureza excedendo 99,5%). Apenas a goma de celulose purificada é segura para o consumo humano.

Usos

A goma de celulose é principalmente um agente estabilizador e espessante muito usado na indústria alimentícia para engrossar produtos laticínios (leite, iogurte e sorvete) e estabilizar ração animal, produtos de panificação, xaropes e bebidas.

De acordo com Alan Imeson, no livro “Food Stabilisers, Thickeners and Gelling Agents” (Estabilizantes alimentares, espessantes e gelificantes, em tradução livre), a goma de celulose ajuda a estabilizar o pH de bebidas proteicas. Também é usada para manter a doçura das substâncias alimentares ricas em açúcar, como confeitos, glacê e xaropes. A goma controla o crescimento de cristais de gelo em sobremesas congeladas e sorvete.

Ela é usada em líquidos de perfuração de campos de petróleo e produtos de cuidados pessoais (pasta de dente, gel de cabelo, xampu, loções e pomadas).

A indústria têxtil usa a goma de celulose em produtos de cerâmica e papel. A goma crua é usada, em uma escala menor, em detergentes para lavanderia.

Preço e informações de compra

Diferentes graus da goma de celulose possuem preços diferentes. Ela pode ser comprada em lojas online e fornecedores químicos em quantidades diferentes. Em em junho de 2010, a EMD Chemicals Inc., uma subsidiária norte americana da Merck KGaA, que possui sede em Darmstadt, Alemanha, fornecia um saco com 1 quilograma de goma de celulose com baixa viscosidade por R$ 262,66.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível