Goma-laca versus poliuretano para um piso de carvalho

Escrito por nicholas briano | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Goma-laca versus poliuretano para um piso de carvalho
O acabamento confere proteção contra arranhões aos pisos de carvalho (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Um piso de madeira de carvalho precisa receber o acabamento devido para garantir sua longevidade. Ele bloqueia a umidade, protegendo a madeira contra podridão. O acabamento também confere proteção contra arranhões. A goma-laca e o poliuretano são dois dos acabamentos mais comuns para o piso de madeira. Ambos, no entanto, têm propriedades diferentes que influenciam no aspecto final do piso.

Outras pessoas estão lendo

Usos da goma-laca

A goma-laca é um popular material com base em resina que ainda hoje é usado para muitos acabamentos em madeira. Ela não é tão comumente usada em áreas de maior tráfego, tais como pisos. Uma das principais razões para isto é que ela é menos durável do que o poliuretano e outros acabamentos. Embora confira proteção à madeira, é melhor usá-la em móveis, armários ou outras peças domésticas que não recebem tanta atenção.

Benefícios da goma-laca

A principal vantagem de goma-laca é que ela seca rapidamente. Elas são misturas com base em álcool que secam em tão pouco tempo quanto apenas algumas horas. Em virtude disso, é menos provável que poeira e pequenas partículas de detritos fiquem retidas em sua superfície. A goma-laca envelhece com o tempo e fica marrom-amarelada - uma tendência conhecida como "formação de cor âmbar". Alguns profissionais de carpintaria querem essa aparência, mas para aqueles que querem que os pisos pareçam claros e brilhantes, o poliuretano é uma escolha melhor. A goma-laca é um material espesso que deve normalmente ser diluída para aplicá-la à madeira. Ela também é vendida em uma variedade de tons para obter um bom acabamento que confere uma aparência antiquada.

Poliuretano à base d'água

Todos os tipos de poliuretano criarão uma união mais forte e mais resistente à madeira do que a goma-laca. O poliuretano pode ser à base de água ou óleo, e cada um tem seus benefícios. O primeiro não tem os odores incômodos associados ao produto, e seca mais rapidamente do que a variedade com base em óleo. Ele também pode ser reaplicado após algumas horas, muito parecido com a goma-laca. O acabamento é mais claro do que a goma-laca e o poliuretano com base em óleo.

Poliuretano com base em óleo

O forte odor está de volta com um poliuretano com base em óleo. Mas com os odores fortes vêm alguns benefícios. Embora o revestimento com base em água continue claro, aquele com base em óleo tem um brilho ainda melhor. Sua aplicação é um processo que envolve tempos de secagem mais longos. Pode demorar até 12 horas para que a camada seque completamente, impedindo o uso do local de aplicação por mais tempo do que quando se utiliza uma solução com base em água. Ambas as variedades de poliuretano conferirão um acabamento endurecido e proteção ao piso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível