×
Loading ...

Como fazer uma aba em um gorro de tricô

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você está cansado de fazer toucas largas de tricô e quer tentar algo um pouco diferente, aprenda a incluir uma aba, criando um tipo de boné. A aba adiciona características específicas a gorros lisos e é um elemento essencial na maioria das boinas. Ela não serve apenas para o propósito estético, mas também protege os seus olhos dos danos causados pelos raios solares. Você só precisará de alguns minutos a mais e de um pouco mais de linha para transformar qualquer gorro ou touca de tricô em um boné ou boina.

Instruções

Aprenda a tricotar uma aba para fazer o seu próximo chapéu (knitting image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  1. Monte três pontos com a linha e as agulhas que você usou para tricotar o seu chapéu.

    Loading...
  2. Faça um ponto meia na primeira carreira, insira a agulha no ponto como faria em ponto tricô (pegue a ponta do fio entre o ponto que você acabou de fazer e o próximo com a agulha esquerda e passe-o por cima dela. Deslize suavemente a linha para frente do laço formado para criar um novo ponto), faça outro ponto meia, introduza a agulha novamente e faça um ponto meia, por fim.

  3. Faça um ponto tricô e um meia na segunda carreira e em cada carreira de número par, terminando com um ponto tricô.

  4. Trabalhe a terceira carreira conforme o seguinte modelo: faça um ponto meia, um ponto tricô, insira a agulha como em um ponto tricô, crie um ponto tricô, insira novamente, faça um ponto tricô e finalize com um meia.

  5. Faça um ponto tricô, faça dois pontos meia duas vezes e um último ponto meia no fim da quarta carreira.

  6. Continue tricotando no padrão estabelecido, aumentando um ponto em cada lado do ponto central em carreiras de número ímpar até que o seu trabalho esteja duas vezes maior do que a largura que você quer.

  7. Trabalhe sem aumentar pontos até que a sua touca com aba meça 13 cm a partir dos pontos montados na ponta, terminando com uma carreira de número par.

  8. Diminua na próxima carreira de número ímpar; faça dois pontos tricô juntos em cada lado do ponto central da carreira.

  9. Continue trabalhando nas carreiras de número par da mesma maneira de antes e continue diminuindo de cada lado do ponto central nas carreiras ímpares.

  10. Arremate quando sobrarem três pontos.

  11. Dobre a sua peça de tricô ao meio para afofá-la.

  12. Coloque um pouco da linha que você usou para fazer o chapéu na agulha de costura e costure as pontas da touca usando um ponto chicote (costurando sobre e abaixo da ponta do chapéu).

Loading...

O que você precisa

  • Linha
  • Agulhas de tricô
  • Gorro ou touca de tricô
  • Agulha de costura

Referências

Loading ...
Loading ...