on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Gosto amargo na boca durante a gravidez

Não é incomum que mulheres grávidas sintam um gosto amargo e metálico na boca. Este sintoma, juntamente com o olfato apurado, pode transformar uma simples refeição em uma tarefa complicada.

Beber sucos cítricos pode aliviar a disgeusia durante a gravidez (Image by Flickr.com, courtesy of Andrew Comings)

Função

Segundo o site Pregnancy, a disgeusia — o termo médico utilizado para definir uma alteração nas papilas gustativas — pode fazer com que as mulheres sintam um gosto amargo na boca durante a gravidez.

Loading...

Teorias e especulação

O paladar sensível durante a gravidez se deve ao aumento da quantidade de água no corpo, que dilui o volume de sangue. Em conjunto com os altos níveis de progesterona e estrogênio, este sintoma é responsável por mudanças nas percepções sensoriais de todo o corpo, como as papilas gustativas.

Período de tempo

Embora as mulheres grávidas possam apresentar um paladar mais apurado durante toda a gravidez, elas normalmente sentem o gosto amargo ou metálico na boca durante o primeiro trimestre, quando os níveis de hormônios, sangue e água estão aumentando rapidamente.

Prevenção

As mulheres grávidas que sofrem de disgeusia podem encontrar alívio mastigando chicletes de menta, ingerindo alimentos picantes e sucos cítricos, como a limonada, ou alimentos temperados com vinagre, como o picles. Esses alimentos "adormecem" as papilas gustativas.

Dicas adicionais

Outra dica é escovar a língua sempre que for escovar os dentes, removendo assim o sabor amargo. As mulheres grávidas também podem enxaguar a boca com sal e água (ou bicarbonato de sódio e água) três vezes por dia, para neutralizar os níveis de pH da boca.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...