×
Loading ...

Como usar um GPS

GPS nada mais é do que um sistema de navegação por satélite, que fornece informações do satélite para um aparelho receptor móvel. Popularmente, são comercializados dentro de equipamentos móveis, nos veículos, para oferecer posições, trajetos e mapas. A sigla GPS vem do inglês e quer dizer "sistema de posicionamento global". Atualmente, muitos GPS foram inseridos dentro de smartphones. O GPS começou nos anos 1970, como um sistema exclusivamente militar, à disposição do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Apenas nos anos 1990 o sistema foi declarado operacional. Hoje, há dois sistemas de navegação em funcionamento: o GPS americano e o GLONASS russo.

Instruções

Atualmente, muitos smartphones são equipados com GPS (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Usar um GPS pela primeira vez pode ser uma tarefa bem desafiadora. O primeiro passo é ligar o aparelho de GPS. Para começar a operá-lo, basta ligá-lo.

    Loading...
  2. Depois de ligado, selecione o idioma de configuração do texto. Em seguida, ajuste o idioma do áudio. Grande parte dos aparelhos de GPS atualmente vendidos no Brasil já vem configurada em português.

  3. Na hora de usar o GPS, opte por locais abertos, onde haja facilidade de comunicação com satélite. Dessa forma, o GPS funciona sem interferências. Então, aguarde alguns segundos até que o aparelho localize a sua posição atual.

  4. Agora, basta digitar o endereço desejado, com o nome da rua e o número.

  5. Em seguida, o GPS vai sugerir uma ou mais rotas para chegar ao destino final. Selecione a rota desejada e siga as instruções do aparelho.

  6. Alguns aparelhos de GPS permitem configurações avançadas, como rotas alternativas, para evitar trânsitos em horários de pico. Se seu aparelho de GPS possuir essas especificações, basta selecionar o endereço de destino e observar as alternativas de rota que o aparelho oferece.

  7. Esses são os passos principais na hora de manusear o GPS, para encontrar o melhor caminho. Dirija com segurança.

Loading...

Dicas

  • Mantenha sempre o GPS carregado, para evitar problemas na hora em que você mais precisar dele. Uma opção é mantê-lo sempre conectado ao fio do carro.

Aviso

  • Para obter a própria localização, o GPS calcula a distância do aparelho em relação aos receptores via satélite. Por isso, algumas regiões apresentam sinais fracos, especialmente em locais próximos de muitos prédios e árvores ao redor.
  • Se houver dificuldade de comunicação do aparelho com o satélite, a intensidade do sinal ficará baixa. Nesse caso, mude a posição do aparelho, de preferência para locais mais amplos.
  • Ainda que grande parte dos caminhos fornecidos pelo GPS seja de rotas bem acuradas, não é aconselhável confiar 100% no aparelho. Alguns mapas podem apresentar incongruências e muitas ruas podem ter diferentes sentidos.

O que você precisa

  • Aparelho de GPS

Referências

Loading ...
Loading ...