Tecnologia

Como usar o GPS para fazer levantamento topográfico

Escrito por caprice castano | Traduzido por fabiana silva
Como usar o GPS para fazer levantamento topográfico

O levantamento topográfico com o GPS faz uso de tecnologia e cálculos precisos

surveying prism image by 2roxfox from Fotolia.com

O levantamento topográfico é uma atividade antiga, mas ainda muito executada. Atualmente, é possível utilizar a tecnologia de GPS (Sistema de Posicionamento Global), para sondar e demarcar o solo de maneira precisa. Estas atividades envolvem a demarcação de fronteiras, bem como a definição dos usos ambientais da área. Para estar em conformidade com as leis estaduais, federais e, às vezes, locais, qualquer projeto grande de levantamento topográfico precisa ser executado com o auxílio de um GPS. Embora a sondagem realizada para fins de obtenção de licença para um lote residencial não seja necessariamente um trabalho tão técnico, um topógrafo bom saberá aproveitar a tecnologia de GPS para realizar seu trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

O que você precisa?

  • Cronômetro com GPS e laser calibrado
  • Dados do ponto de controle
  • Tripé ou receptor da antena

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Posicione o GPS em um local estável. Determine a posição de acordo com as coordenadas do GPS, e faça testes para verificar a precisão. Se o equipamento estiver calibrado e sem obstruções, o ponto de controle desta ferramenta deve estar preciso e no alvo.

  2. 2

    Coloque o tripé, ou o receptor da antena que deseja usar para triangular ou calibrar a área. As ferramentas de topografia com GPS possuem pontos de controle pré-definidos de locais previamente verificados e sondados. Você pode utilizar esses dados, para criar uma grade e incluí-los na medição do ponto topográfico que está medindo.

  3. 3

    Posicione os instrumentos para localizar o receptor a partir do GPS, medir e demarcar a sondagem usando o sistema. Ajuste-o e calibre-o se necessário. Demarque os pontos no mapa de sondagem e confirme as informações, usando um nível de sondagem tradicional ou outras ferramentas de medição, se desejar.

  4. 4

    Mova o receptor para o ponto seguinte, e assim por diante, dependendo da área e do número de pontos a serem abrangidos até concluir sua sondagem. Isto dependerá da localização geográfica e das necessidades do trabalho. Depois de concluir essas medições de controle, integre as localizações já calculadas pelo GPS com a grade, para concluir sua sondagem.

Dicas & Advertências

  • Os equipamentos de sondagem por GPS e os pontos de controle do sistema usados para triangular os levantamentos precisam ser testados para ter sua precisão garantida.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media