Grades em radiografia e razão da grade

Escrito por gregory robb | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Grades em radiografia e razão da grade
A radiologia é a prática do aproveitamento saudável da radiação para observá-lo internamente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Quando um médico lhe pede um raio-x, você pode ficar preocupado com as possíveis consequências para a sua saúde. Uma máquina de raio-x, ou outro tipo de máquina de imagem digital, utiliza a radiação para conseguir uma imagem interna do seu corpo.Geralmente, você veste um avental pesado, enquanto o técnico vai até a barreira para disparar a máquina. Contanto que o radiologista conheça e pratique razões e padrões da grade, a radiação que ele envia em sua direção gera uma graciosa imagem, sem danos à sua saúde.

Outras pessoas estão lendo

Razão da grade

A razão da grade é determinada calculando a altura das faixas de chumbo ("h") dividida pela distância ("D") entre essas faixas, chamada de interespaço. Se, por exemplo, as faixas de chumbo estão com oito unidades de altura e a uma unidade de distância, a razão da grade é 8:1. Um boa razão geralmente significa que as faixas de chumbo rejeitam mais efetivamente a radiação secundária, gerando uma imagem de qualidade mais alta. A imagem de filme, usada tradicionalmente para raios-x, algumas vezes leva ao "Bucky Factor" (Fator de Bucky), que é a presunção de que razões de grade mais altas permitem a exposição segura de pacientes a doses mais altas de radiação.

Frequência de grade

A frequência de grade é o número de faixas de chumbo, ou linhas de grade, por unidade de distância (polegadas ou centímetros). Grades de baixa frequência contém entre 100 e 120 linhas por polegada. Frequências médias contém de 120 a 150 linhas por polegada e grades de alta frequência possuem de 150 a 170 (ou mais) linhas por polegada. Elas são mais usadas com dispositivos portáteis de imagem e alguns sistemas de radiografia digital.

Padrões de grade

Se considerarmos linhas (ou faixas de chumbo) como faixas de uma persiana, os padrões de grade são os ângulos nos quais os radiologistas abrem as persianas para capturar a imagem. Alguns padrões são definidos como faixas paralelas, e em outros as faixas são perpendiculares. Existem padrões que configuram as faixas em um ângulo conhecido por fornecer a melhor imagem para um propósito radiográfico específico. Os técnicos radiologistas consideram diferentes padrões de grade de acordo com as necessidades específicas do raio-x do paciente.

Tipos de grade

Grades removedoras de dispersão aumentam a qualidade das radiografias de projeção de imagens. A radiação secundária, chamada de "dispersão", é liberada por um grupo de faixas finas de chumbo (geralmente na forma de um pesado avental colocado sobre o paciente), para que não desfoque a imagem. De acordo com o Radiation Protection of Patients (RPOP) (Proteção dos pacientes sujeitos à radiação), a radiografia digital é relacionada à aposentadoria de artefatos de tecnologia analógica - nesse caso, o filme. Os médicos não precisam esperar pela imagem, podem visualizá-la imediatamente, através do computador. Além disso, os radiologistas pode processar os resultados eficientemente através de programas de edição de imagem, assim como consumidores fazem em casa com suas fotografias tiradas com câmeras digitais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível