Mais
×

Como fazer um gráfico da curva de calibração no Excel 2007

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A curva de calibração é utilizada em química analítica para descobrir a concentração de uma substância em uma amostra por comparação da amostra com um conjunto de dados pré-determinados. A fim de construir uma curva de calibração no Excel 2007, você já deve ter seus dados experimentais formatados em uma planilha com colunas (x, y) e cabeçalhos de coluna. Por exemplo, se você deseja medir absorbância versus concentração, coloque os seus valores de absorbância na coluna A e os valores de sua concentração na coluna B.

Instruções

As curvas de calibração ajudam a determinar as concentrações de uma amostra (chemistry image by david hughes from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Selecione ambas as colunas de seus dados. Clique no canto superior esquerdo dos dados e, em seguida, arraste o mouse para o canto inferior direito.

  2. Clique no botão "Inserir".

  3. Clique no botão "Dispersão", na seção de inserção de gráficos de linha. Clique no ícone do canto inferior direito da lista de dispersão. O ícone tem quadrados com linhas entre eles. A linha se altera automaticamente para o "Design", e seu esboço aparecerá na tela.

  4. Clique em "Selecionar dados", na seção Dados.

  5. Clique no item da lista intitulado "Série 1", depois em "Editar", logo acima.

  6. Digite "Curva de Calibração" na caixa de texto do nome da série. Pressione o botão "OK".

  7. Pressione o botão "OK" novamente e você está de volta em sua planilha com o gráfico da curva de calibração.

Dicas

  • A "Absorbância" deve ser a primeira coluna de dados, e a "Concentração" deve ser a segunda coluna. Se elas forem invertidas, seus eixos também estarão invertidos.

O que você precisa

  • Planilha com dados experimentais
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article