×
Loading ...

Como fazer um gráfico de elasticidade-preço

Atualizado em 17 abril, 2017

Em um gráfico de elasticidade-preço, a inclinação e a reação da curva de oferta ou de demanda depende no valor dos preços em relação à quantidade produzida. Alguns produtos são mais essenciais em nossas vidas cotidianas do que outros e, por isso, os preços são inelásticos a eles pois as pessoas aceitam pagar por eles apesar de incrementos no preço. Mesmo em um sistema econômico complexo, criar um gráfico de elasticidade-preço pode revelar informações sobre o comportamento dos consumidores e produtores.

Instruções

Alguns produtos são mais essenciais em nossas vidas cotidianas do que outros e, por isso, os preços são inelásticos (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)
  1. Desenhe um gráfico e nomeie o eixo "Y" como "preço", e o eixo "X" como "quantidade".

    Loading...
  2. Determine se o gráfico é sobre oferta ou demanda. Um gráfico de elasticidade-preço da oferta possui inclinação positiva, e um gráfico de elasticidade-preço da demanda possui inclinação negativa.

  3. Determine se o gráfico de oferta ou demanda é elástico ou inelástico. Dependendo da elasticidade, a inclinação da curva pode ser mais ou menos íngreme. Se o gráfico for mais elástico, a curva será mais plana e mais horizontal. Se ele for inelástico, a curva será mais inclinada e mais vertical.

  4. Desenhe pontos no gráfico. Em seguida, conecte-os para criar um gráfico. Por exemplo, se um ponto estiver localizado em uma quantidade de 200 unidades a R$ 5,00 cada unidade, e um outro ponto estiver em 500 unidades a R$ 1,75 cada, você pode conectá-los. Você agora possui um gráfico negativamente inclinado de elasticidade-preço da demanda. Quanto mais pontos você tiver, mais preciso será seu gráfico.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...