Como fazer os gráficos de um novo personagem no RPG Maker

Escrito por k.c. moore | Traduzido por rodrigo castilhos
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Como fazer os gráficos de um novo personagem no RPG Maker
Aprenda a criar seu personagem no RPG Maker (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O "RPG Maker" dá aos aspirantes a designers de jogos as ferramentas necessárias para criar facilmente um jogo de RPG sem qualquer experiência prévia em programação de games. Esse programa vem com uma série de gráficos de personagens pré-fabricados para que você possa começar a trabalhar imediatamente no seu jogo após a instalação do programa. No entanto, caso queira personalizar todos os aspectos do seu jogo, também é possível criar seus próprios gráficos de personagens em um programa de edição de fotos e importá-los para o "RPG Maker".

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Programa de edição de fotos

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Instruções

  1. 1

    Abra a pasta dos sprites dos personagens localizada na pasta do jogo "RPG Maker". Essa pasta inclui todos os gráficos de personagens de qualquer jogo, tanto os pré-fabricados quanto os personalizados. Selecione um arquivo para ser usado como base para o seu próprio personagem.

  2. 2

    Abra o arquivo a ser usado como base no programa de edição de fotos de sua escolha. Salve o arquivo com um novo nome de arquivo na pasta dos personagens. O arquivo deve ser salvo como .PNG. Ele conterá vários sprites, os quais contêm a animação de caminhada do personagem em cada direção.

  3. 3

    Altere o arquivo gráfico para criar um novo personagem. Aproxime tanto quanto possível e desenhe novas roupas, cabelo e tons de de pele usando a ferramenta caneta. Adicione novas camadas à imagem de cada peça do gráfico para tornar mais fácil e rápido alterar diferentes peças. Continue o processo até que tenha concluído todos os sprites na imagem gráfica do personagem.

  4. 4

    Repita o processo para a imagem de batalha do seu personagem e o retrato do menu. A imagem de batalha é a estática e de corpo inteiro que aparece ao lado do nome do seu personagem durante a luta; o retrato do menu é uma foto do rosto do personagem usada em telas de menu. É possível alterar as imagens proporcionadas nas pastas gráficas do personagem ou desenhá-las do zero.

  5. 5

    Abra o arquivo do jogo no "RPG Maker" e clique no banco de dados gráficos para importar seu novo personagem para o jogo. Abra a guia de criação do personagem e atribua a imagem com os sprites, a imagem de batalha e o retrato do menu ao personagem de sua escolha.

Dicas & Advertências

  • Os sprites do personagem virados para a esquerda e direita são imagens espelhadas. Portanto, você pode criar apenas os sprites virados para a direita e copiar, colar e virar as imagens para criar automaticamente os da esquerda.
  • Ao importar uma spritesheet, será solicitado que selecione uma cor para a transparência. Isso torna qualquer cor da spritesheet invisível. Confirme que o fundo da sua folha seja de uma cor não usada nos sprites para configurar corretamente a transparência.
  • Os criadores avançados de jogos que querem criar seus próprios sprites do zero devem ter cuidado para que eles fiquem separados uniformemente com um número de pixels em branco de cada lado. Caso isso não aconteça, o programa não os registrará corretamente e partes dos sprites serão cortadas.

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