Por que a grama dá coceira?

Escrito por kyle lanning | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a grama dá coceira?
Para alguns, esta é uma visão incômoda (grass image by green308 from Fotolia.com)

Quem já se sentou, deitou ou brincou em um local gramado sabe como isto pode causar coceira. De fato, há várias razões para que a grama nos cause coceira, e estas vão de alergias a insetos e tudo aquilo se enquadrar entre uma coisa e outra. Além disso, só a estrutura da grama é suficiente para causar coceira.

Outras pessoas estão lendo

Alergias

A alergia a grama é uma das razões de sua coceira. É causada pela liberação de certas partículas que, de alguma forma, se depositam ou entram em seu corpo. O sistema imunológico as reconhece como estranhas e ativa as respostas imunes, entre as quais, a coceira. Segundo o site WebMD, as gramas bermuda, grama-azul, grama-do-pomar, capim redtop, grama-de-cheiro e timothy são algumas das piores variedades que provocam alergias.

Estrutura

A coceira causada pela grama pode decorrer de sua própria estrutura. O termo "lâmina de grama" dá um importante indício sobre sua semelhança com uma lâmina real, quando examinada de perto. Mas não são apenas suas pontas aguçadas que podem irritar a pele. De fato, na face inferior de algumas espécies há minúsculos pelos que podem provocar a irritação pruriginosa.

Insetos

Às vezes, a razão para a grama nos dar coceira é a presença de insetos. Com mais frequência, os culpados são ácaros diminutos, chamados bichos-de-pé. Este é um inseto dificilmente visto a olho nu e que pica as pessoas, provocando um prurido persistente. A picada não é de fato a causa real; mas a saliva que é injetada que causa a reação pruriginosa. Outros insetos, como os carrapatos, também podem picar e causar esse tipo de reação, mas é maior a prevalência de pragas de bicho-de-pé ocultas no gramado.

Diagnóstico

Se você tiver prurido persistente causado por grama, e que dure por tempo suficiente para se tornar preocupante, chame um médico. Somente ele poderá lhe dar um diagnóstico correto. Mas se não for persistente, você mesmo pode tentar descobrir a causa. Se for alergia à grama, mais provavelmente você terá outros sintomas, como espirros e tosse. As picadas de bicho-de-pé geralmente se agravam antes de apresentar melhora, e o prurido atingirá um pico depois de um ou mais dias. Procure este padrão se achar que os culpados são os bichos-de-pé.

Curas

As alergias mas comuns podem ser curadas com um anti-histamínico, mas outras requerem atenção e prescrição de medicação mais forte, portanto, se você achar que estas são a causa, converse com o seu médico. As picadas de bichos-de-pé e outros insetos normalmente desaparecem do corpo após algum tempo, sendo necessário apenas um anestésico, como a benzocaína, cânfora-fenol ou hidróxido de amônio para ajudar a aliviar o desconforto. Da mesma forma que as alergias, as picadas de insetos podem ser sérias, e devem ser tratadas por um médico, se forem graves o suficiente. Caso você ache que sua pele está irritada devido à própria grama, basta uma loção, vaselina ou creme antipruriginoso para fazer cessar ou limitar o prurido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível