Por que o meu gramado está verde claro?

Escrito por piper li | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
Por que o meu gramado está verde claro?

A grama verde-clara pode ser sinal de um gramado não saudável

green grass image by Christophe Fouquin from Fotolia.com

As pessoas frequentemente associam a aparência de uma grama verde-escura com a de um gramado saudável. Enquanto a cor verde-clara da grama pode ser o primeiro sinal de uma deficiência nutricional, tons claros de verde podem ser o resultado de quantidades insuficientes de luz solar. Compreender a causa de sua grama verde-clara pode ajudá-lo a determinar a melhor maneira de reaver a cor certa de seu gramado.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

A grama é a cobertura mais comum de terrenos de parques e jardins. Algumas variedades de gramíneas, como a erva-de-febra, fazem superfícies apropriadas para o tráfego de animais e pessoas, enquanto outras gramíneas, como a erva-dos-prados, são úteis como forragem de gado e controle de erosão ao longo de estradas. Enquanto diferentes variedades de grama naturalmente variam em cor, a grama que parece mais clara do que o normal pode ser sinal de um problema com o gramado. A grama não saudável pode parecer mais pálida do que o normal, passando do verde-escuro ao verde-claro ou assumir uma tonalidade amarela.

Nutrição do solo

A causa mais comum de um gramado verde-claro é a falta de nitrogênio. O nitrogênio é um nutriente importante para o crescimento da grama. A falta desse nitrogênio pode resultar em um crescimento lento e cores claras. Ao longo do tempo, as gramíneas podem esgotar o solo de nitrogênio disponível. As árvores e arbustos próximos também podem roubar o nitrogênio do solo em volta das raízes da grama. Aplicações anuais de fertilizante podem substituir a falta de nitrogênio, ajudando a grama a recuperar seu tom normal de verde. Aplique o fertilizante nitrogenado na primavera para ajudar na coloração verde e incentivar o rápido crescimento.

Luz do sol

A maioria das gramíneas requerem uma grande quantidade de luz solar durante o dia. As gramas que crescem em áreas sombreadas, debaixo de árvores ou no lado norte de estruturas podem perder sua cor verde-intenso, isso pode resultar em tons diferentes em todo o gramado, com a grama pálida limitada a áreas sem luz suficiente. Retirar os galhos mais baixos de árvores, bem como cortar um pouco o dossel pode ajudar a diminuir a sombra da grama, permite que a luz do sol a atinja e escureça sua cor.

Doença

Patologias que alteram a cor da grama são geralmente limitadas a pontos específicos do gramado, ao invés de áreas generalizadas. Uma doença conhecida como mancha amarela provoca a coloração verde-clara que pode medir de 5 a 7 centímetros. Como a doença progride, a cor verde-clara vai ficando amarela e marrom. A esclerotínia é outra patologia que provoca manchas claras na grama que passam de verde para amarelo-pálido. Há um problema chamado ferrugem que também causa manchas claras. Tratar essas condições com um fungicida pode ajudar a restaurar a saúde e cor do seu gramado.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media