Mais
×

Como saber se você está grávida pela temperatura corporal basal

Atualizado em 07 abril, 2017

Fazer uma tabela com a sua temperatura corporal basal pode revelar muitas coisas sobre o seu ciclo menstrual. Observando sua temperatura, você pode determinar se e quando a ovulação ocorreu. Também é possível determinar se você está grávida ou detectar desequilíbrios hormonais. Um aumento significativo na temperatura basal pode ser sinal de gravidez.

Instruções

Grávida (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Comece fazendo uma tabela com o seu ciclo. Ele começa no primeiro dia da menstruação; este é o dia 1. Marque o dia 1 do ciclo na sua tabela.

    Comece a fazer uma tabela sobre o seu ciclo (Brian Jackson/iStock/Getty Images)
  2. Tire a temperatura basal todos os dias pela manhã. Use apenas o termômetro de temperatura basal, pois é mais sensível do que um termômetro de febre. As temperaturas devem ser tiradas depois de pelo menos três horas de sono ininterrupto e antes de se levantar. Não coma, beba ou fume antes de tirar a temperatura, pois isso irá alterar a temperatura da sua boca e causar uma leitura pouco precisa.

    Tire a temperatura basal toda manhã (Alexander Raths/iStock/Getty Images)
  3. Registre a temperatura na sua tabela. Um padrão deve se estabelecer sozinho, com as temperaturas permanecendo constantes até a ovulação, período no qual ela aumenta e permanece elevada até o final do ciclo.

    Registre sua temperatura basal na tabela (Thomas Pullicino/iStock/Getty Images)
  4. Observe o padrão da sua temperatura na ovulação. No dia de ovulação, sua temperatura irá cair. Depois, irá aumentar novamente no dia seguinte e continuar alta até o final do ciclo. Essa mudança de temperatura deve ser de pelo menos 0,4 graus. Se o aumento na temperatura não for diferente ou baixo, você pode estar em um ciclo não ovulatório, em que não ocorre ovulação, ou você pode ter um desequilíbrio hormonal.

    Observe seu padrão de temperatura de ovulação (kzenon/iStock/Getty Images)
  5. Continue a observar suas temperaturas depois da ovulação. Em um ciclo normal, as temperaturas cairão cerca de 14 dias depois da ovulação. Se a temperatura permanecer elevada e a menstruação não ocorrer, você pode estar grávida. Isso pode ser confirmado com um teste caseiro de gravidez ou um exame de sangue feito pelo seu médico.

    Teste de gravidez caseiro (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

O que você precisa

  • Tabela
  • Termômetro de temperatura basal
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article