Gravidez e ciclo menstrual

Escrito por regan hennessy | Traduzido por guilherme ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gravidez e ciclo menstrual
A relação entre a gravidez e o ciclo menstrual (pregnant woman image by Danielle Bonardelle from Fotolia.com)

A maioria das mulheres sabe que, quando a menstruação não vem geralmente indica gravidez. Entretanto, a relação exata entre gravidez e o ciclo menstrual pode ser um pouco confusa para você. Entender os fatos acerca da gravidez e do ciclo menstrual ajudará a clarear a relação complexa que existe entre esses pilares da vida reprodutiva.

Outras pessoas estão lendo

O ciclo menstrual

Seu ciclo menstrual, que geralmente dura 28 dias, consiste de uma série de eventos e mudanças físicas que ocorrem para preparar seu corpo para a gravidez. Seu ciclo menstrual mensal é medido em dias, contando a partir do 1º dia da sua última menstruação, ao 1º dia da menstruação seguinte. De acordo com o U.S. Department of Health and Human Services (Departamento Norte Americano de Saúde e Serviços Humanos), o ciclo menstrual de uma mulher adulta dura cerca de 21 a 35 dias, enquanto o de uma adolescente pode durar até 45 dias.

Detalhes do ciclo menstrual

Cada mês, seu ciclo menstrual começa com a menstruação, a eliminação de tecido e sangue do útero que, geralmente, dura de 3 a 7 dias. A American Pregnancy Association (Associação Americana de Gravidez), afirma que, no meio do seu ciclo menstrual, geralmente entre o 11º e 22º dia (de 11 a 22 dias após o começo da menstruação), uma alta de hormônios faz com que o ovário libere um óvulo maduro (ovulação) que, então, viaja até as tubas uterinas, disponível para ser fertilizado de 12 a 24 horas. Se esse óvulo não for fertilizado, ele desintegra, deixando seu corpo durante a próxima menstruação que, marca o fim do ciclo menstrual. Cada mês que você não fica grávida, este processo se repete.

Gravidez

Caso você fique grávida, seu ciclo menstrual é suspenso, completamente, uma vez que seu corpo se adapta para fornecer as necessidades do feto em desenvolvimento. Para que ocorra a gravidez, o esperma deve fertilizar o óvulo maduro durante o tempo breve em que está disponível nas tubas uterinas. Quando a concepção acontece, o óvulo fertilizado viaja até o útero e se fixa na parede do útero que, já possui uma camada grossa para a chegada do óvulo fertilizado. Essa implantação ativa a produção dos hormônios da gravidez, como progesterona e estrogênio, que fazem o ciclo menstrual do corpo pararem durante a gravidez, para que o corpo possa cuidar do feto.

Concepções errôneas

Muitas mulheres acreditam que pode ocorrer a menstruação durante a gravidez. De acordo com o site PregancyInfo.net, um sangramento similar à menstruação pode ocorrer durante a gravidez mas, não tem relação com o ciclo menstrual. Cerca de 30% das mulheres que estão grávidas têm sangramento vaginal ou metrorragia durante o primeiro trimestre de gravidez que, pode ser confundido com menstruação, fazendo com que achem, erroneamente, que estão passando pelo ciclo menstrual quando, na verdade, o sangramento é causado por outros eventos, como a implantação do feto, aborto, irritação vaginal ou gravidez ectópica.

Seu ciclo menstrual após a gravidez

Depois que você tiver o bebê, seu corpo precisa de um tempo para voltar ao seu ciclo menstrual normal. Como a amamentação faz seu corpo continuar a produzir hormônios que inibem a ovulação, amamentar ou não seu bebê é o fator mais importante na determinação de quando seu ciclo menstrual voltará. Sally Sago, uma parteira que faz parte da equipe editorial do site BabyCenter.com, afirma que seu ciclo menstrual pode voltar dentro de um mês (se usar mamadeira com seu bebê) ou até um ano (se amamentar) após o término da gravidez.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível