×
Loading ...

Como fazer gravura em metal com vinagre

Atualizado em 20 julho, 2017

A gravura com vinagre é uma técnica usada para erodir a superfície de metais. Essa técnica pode ser usada para erodir as camadas superiores do metal e criar qualidades específicas de superfície. Isso possibilita que sejam aplicadas tintas e soluções a superfícies às quais a tinta normalmente não adere. Gravar com vinagre também capacita o gravador a criar formas livres de desenhos que incorporam estilos artísticos exclusivos. Isso é conseguido usando-se um material resistente ao vinagre na superfície de metal, o que permite que sejam criados desenhos escavados.

Instruções

O vinagre não serve apenas para ser usado em saladas, juntamente com o azeite, serve também para fazer gravuras (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Certifique-se de que a chapa de metal na qual você vai gravar está limpa. Isso pode ser feito com o uso de um pano.

    Loading...
  2. Esquente a cera em um micro-ondas até que derreta. Garanta que seja formada uma solução consistente. Espalhe a cera na superfície do metal e deixe-a secar por mais ou menos três horas.

  3. Usando uma agulha de gravador, grave na cera solidificada e remova todo o material desnecessário. A superfície do metal deve ser revelada nos locais em que a gravação é desejada.

  4. Certifique-se de que a chapa de metal está plana e despeje o vinagre até que a sua superfície fique coberta. Deixe a chapa assim de um dia para o outro para permitir que o vinagre atue gravando no metal adequadamente.

  5. Drene o vinagre da superfície do metal e remova a cera para revelar a gravura.

Loading...

Aviso

  • Use luvas protetoras ao usar vinagre. A exposição da pele ao vinagre por longos períodos pode ser desconfortável, assim como a exposição dos olhos ao vinagre.

O que você precisa

  • Chapa de metal
  • Pano seco
  • Cera
  • Vinagre
  • Agulha de gravador

Referências

Loading ...
Loading ...