Gastronomia

O que é um grelhador?

Escrito por kay dean | Traduzido por renata cordeiro
O que é um grelhador?

O grelhador de ferro dá um ar rústico

Paula K. Parker

De acordo com o dicionário, um grelhador é uma superfície de pedra ou metal onde se frita ou cozinha comida. Nos utensílios de cozinha, os grelhadores são panelas rasas usadas para assar, queimar rápidamente ou fritar. Para muitos chefs, seja no preparo de panquecas para o café da manhã com bacon ou espetinhos, os grelhadores são uma peça versátil e essencial da cozinha.

Outras pessoas estão lendo

Estilos

Grelhadores vêm em vários formatos, redondo, quadrado oval ou retangular; alguns cabem sob uma só boca do fogão, enquanto outras variedades cabem sob duas. Alguns têm também pequenas cristas, enquanto outros são lisos. Os grelhadores são feitos para serem utilizados no fogão, por exemplo os de aço ou ferro, ou também podem ser usados sob a bancada da cozinha, no caso de grelhadores elétricos. Já os de ferro podem ser usados também ao fogo aberto. Em sua forma elétrica, os grelhadores geralmente são acompanhados de uma bandeja para recolher os respingos da carne.

Usos

Os grelhadores com cristas são utilizados para cozinhar alimentos onde as marcas são desejáveis, por exemplo frango, hambúrguer, carnes, verduras ou peixe. Estes alimentos podem ser cozidos em um grelhador liso, assim como ovos, bacon e panquecas.

Benefícios

Ao usar um grelhador que cabe sob duas bocas do fogão ou uma chapa elétrica grande, é possível que você cozinhe mais quantidade de comida ao mesmo tempo. Uma chapa "jumbo" acomoda até 450 gramas de bacon ou oito panquecas médias. Já um grelhador com cristas permite que os sucos da carne separem da comida.

Pontos a considerar

Todos os grelhadores de ferro funcionam em fogões a gás e os elétricos com queimadores em forma de serpentina. Porém, somente os grelhadores lisos podem ser utilizados em placas de cerâmica, já que os que possuem cristas não cozinham de forma uniforme. De acordo com o site What's Cooking America deve-se tomar cuidado quando usar um grelhador de ferro no fogão em placa de cerâmica, porque ao sacudir a panela, pode estragar a superfície do fogão.

Utensílios do grelhador

Utilize apenas utensílios de plástico ou madeira com grelhadores de superfície antiaderente. Quaisquer utensílios podem ser utilizados nos grelhadores de ferro.

Curando o grelhador

Grelhadores novos elétricos ou de aço não precisam de preparação alguma antes de serem utilizados; porém, as panelas de ferro devem ser "curadas". Após limpar e secar o grelhador, coloque uma quantidade pequena de gordura vegetal ou óleo na panela e limpe-a.

Limpando

Vários grelhadores elétricos podem ser submersos na água serem limpos. Proteja a superfície antiaderente utilizando uma esponja de nylon ou um paninho para limpar. Existem debates quando se trata de lavar grelhadores de ferro com água e sabão. A Fabricação Lodge (Lodge Manufacturing), empresa que fabrica utensílios e panelas de ferro desde 1986, recomenda lavar com água quente e uma escova de nylon. Sendo assim, o mesmo site What's Cooking America recomenda utilizar água quente com sabão. Referente ao debate de 'ensaboar ou não', fez o seguinte o comentário "Um chef de cozinha falou que se um inspetor sanitário achasse uma panela que não tivesse sido lavada com água e sabão na cozinha, ele estaria em grandes problemas. Além disso, a gordura que fica na panela eventualmente fica rançosa. Você não quer gordura rançosa na sua comida e no seu corpo." Seque as panelas de ferro utilizando um papel toalha ou colocando-a dentro de um forno quente; se deixar que ela seque ao ar livre, pode enferrujar.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media