Diferenças entre grupos homogêneos e heterogêneos

Escrito por louise jones | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre grupos homogêneos e heterogêneos
A boa formação de uma equipe pode ser vital para o sucesso (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A formação de uma equipe, incluindo a mistura de culturas e personalidades, pode consolidar ou quebrar sua viabilidade e produção efetiva. Uma equipe homogênea deve incluir pessoas o mais semelhantes possível, com pontos de vista, habilidades de aprendizagem e experiências de vida bem parecidas. Já as equipes heterogêneas incluem uma mistura de raças, gêneros, culturas e idades, fornecendo uma ampla gama de experiências de vida e opiniões. Estudos em educação, psicologia, sociologia e negócios chegaram a conclusões contraditórias sobre a composição das equipes, não fornecendo resultados muito garantidos sobre qual a melhor forma de união dos grupos, o que é surpreendente, dado o grande número de estudos e variáveis já discutidas.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios de equipes homogêneas

Equipes homogêneas -- formadas por pessoas da mesma raça, sexo, nível social e idade -- costumam oferecer igualdade de acesso e participação de seus membros, visto que há menos chance de exclusão. Os membros de uma equipe homogênea terão uma compreensão verbal e não verbal mais fácil devido ao fato de compartilharem experiências em comum. As semelhanças podem, de certo modo, evitar mal entendidos, preconceitos e, sem dúvida, aceleram o processo de trabalho e a realização de tarefas. Apesar de ser uma equipe homogênea, podem ocorrer, em alguns casos, conflitos de personalidade, tal como ocorre em uma equipe heterogênea. Há evidências, como ocorre em grupos educacionais de alunos superdotados, de que a homogeneização de grupos baseados na inteligência proporciona um excelente ambiente para que empreendedores progridam de forma mais rápida do que aconteceria com grupos de capacidades heterogêneas.

Desvantagens de equipes homogêneas

Muitos estudos como, por exemplo, os "Efeitos cognitivos da diversidade racial" de Samuel R. Sommers, et al, publicado no "Jornal de Psicologia Social Experimental", mostram que a falta de diversificação em um grupo homogêneo sufoca a criatividade e o processamento de informações. Talvez seja, justamente por isso, tão difícil formar equipes homogêneas sem causar sentimentos de exclusão de minorias, seja racial ou de gênero.

Benefícios de equipes heterogêneas

Ter uma mistura de culturas, habilidades e experiências de vida pode criar uma dinâmica mais forte dentro do grupo. Cada membro da equipe pode ser "expert" em determinada área: liderança, inovação, comunicação, defesa da paz e assim por diante. Estas podem ser características orgânicas ou pode-se atribuir uma formação a cada membro do grupo. Estudos como os "Efeitos cognitivos da diversidade racial" (ver seção 2) sugerem um maior grau de criatividade e processamento de informações em equipes heterogêneas.

Desvantagens de equipes heterogêneas

Em grupos que apresentam estilos e habilidades de aprendizagem mistas, os membros podem ter dificuldade de comunicação e compreensão de ideias e informações alheias. Ter uma minoria de qualquer tipo, seja ela de gênero, raça ou faixa etária, pode levar a sentimentos de isolamento e, assim, à perda de confiança ou de status dentro do grupo. Membros com diferentes ritmos e estilos de aprendizagem podem ficar para trás caso os métodos de comunicação estabelecidos em torno da maioria do grupo não atinja a todos.

Conclusões

A adequação dos grupos de homogeneização depende muito do objetivo da equipe. Uma equipe que pretende promover desenvolvimento de ponta se beneficiará com o agrupamento de indivíduos com alta inteligência (homogeneização da inteligência), como também se beneficiaria com uma mistura de culturas e experiências de vida. Ter metodologias para a comunicação e os processos de trabalho logo no início da formação da equipe pode atenuar muitos problemas, tanto para os grupos homogêneos quanto para os heterogêneos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível