×
Loading ...

Grupos sociais primários e secundários

Atualizado em 17 abril, 2017

Os termos "primário" e "secundário", em referência a grupos sociais, funcionam como classificações das interações humanas e sua importância dentro dos grupos. O sociólogo Charles Horton Cooley definiu o termo "grupo primário" e lançou as bases para os sociólogos continuarem o estudo da interação humana e da organização social. Sociólogos contemporâneos têm construído e definido o "grupo secundário" a partir das teorias de Cooley para detalhar melhor as classificações de organização social.

A família é um exemplo de grupo primário (Pixland/Pixland/Getty Images)

Grupos primários

Cooley definiu os grupos primários como relações estreitas que auxiliam diretamente no desenvolvimento de uma criança, como a unidade familiar, grupos de brincadeiras para crianças, e o bairro em que a criança vive. Cooley afirma que um membro de um grupo primário geralmente realiza atos altruístas e sacrifícios para o conforto dos outros membros do seu grupo, ou em benefício do grupo como um todo. Tais ações seriam exclusivas de grupos primários; o indivíduo pode realizar tais atos para aqueles de fora do grupo primário, mas esperam uma compensação.

Loading...

Grupos secundários

Os grupos secundários são definidos pelas interações impessoais, sem emoção e impermanentes. As interações são muitas vezes baseadas em tarefas ou na reciprocidade, tais como a relação temporária entre vendedor e cliente. Numerosos funcionários dentro de uma grande corporação, ou uma universidade com milhares de estudantes podem ser considerados como grupos secundários, já que essas interações são temporárias, têm uma função específica, e as interações muitas vezes são anônimas. Cooley nunca usou este termo para descrever estas interações; o termo "grupo secundário" é usado por outros sociólogos e vem de sua classificação das relações entre os membros dos grupos primários.

Efeitos

O propósito de Cooley em classificar as relações do grupo primário foi identificar a melhor forma de condicionar o comportamento humano para o bem maior. Ele afirmou que o grupo primário funciona para desenvolver um indivíduo até o ponto em que ele possa interagir com aqueles em sua sociedade em um ótimo nível. Cooley acreditava que a natureza humana deve ser promovida, e que a empatia e a compaixão são ensinadas e desenvolvidas através da interação com outros membros de um grupo primário. As interações do grupo primário são então importantes como treinamento para todas as outras interações. Cooley acreditava que a criação adequada dentro dos grupos primários beneficiaria a sociedade, proporcionando encorajamento para agir em nome de um bem maior.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...