Mais
×

O que é guaifenesina?

Atualizado em 19 julho, 2017

Usada para afinar muco, a guaifenesina, ou fenilefrina, é um ingrediente comum encontrado em muitas medicações não prescritas. Se você já tomou xarope pra gripe, provavelmente já ingeriu alguma versão desse descongestionante.

Doenças respiratórias (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Função do guaifenesina

A guaifenesina é um descongestionante e expectorante usado no tratamento de gripes comuns, bronquite, sinusite e outras infecções relacionadas aos seios paranasais, pulmões e garganta.

Como a substância funciona

A guaifenesina funciona afinando o muco na área paranasal, garganta e pulmões e aumentando a lubrificação do trato respiratório.

Avisos

De acordo com a FDA (Administração de Alimentos e Drogas dos EUA), a guaifenesina tem sido associada a derrames hemorrágicos em mulheres. Os homens também correm riscos de sofrerem derrame por causa do remédio. Segunda a FDA, a fenilpropolamina é o ingrediente responsável pelo risco e orienta os consumidores a não utilizarem o produto.

Considerações

Pergunte seu médico se você pode usar essa medicação. Você não pode fazer uso dessa substância se, por exemplo, usar um inibidor de monoamina oxidase.

Mais considerações

Converse com seu médico antes de começar a usar a guaifenesina se você tiver histórico de pressão alta, doença de coração, derrame, glaucoma, má circulação, tireoide ou dificuldade para urinar.

Tipos de guaifenesina

Genericamente, a substância recebe o nome de guaifenesina ou fenilefrina. Nomes de marca para esse remédio são AM-Tez, Banex, Duratex, Enomina, Entex e Guaifenex.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article