Mais
×

Como guardar recortes de jornais antigos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os recortes de jornais antigos são valiosas fontes de informações do passado. O problema é que, por ser fino e feito de polpa de madeira de baixa qualidade, o papel do jornal não dura muito tempo. Seu material altamente ácido deteriora rapidamente. Assim, guardar recortes antigos que possam ser lidos durante anos e anos pode ser um trabalho complicado. Não dá para simplesmente jogá-los dentro de uma caixa. Pelo contrário, os recortes de jornais precisam de um cuidado especial ao serem manuseados e armazenados.

Instruções

As folhas de jornal não são feitas para durarem por muito tempo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque os recortes em películas de poliéster para protegê-los enquanto estiverem guardados. Corte um pedaço de papel livre de ácido que encaixe perfeitamente na película e, sobre ele, estenda o recorte de jornal. Escorregue os dois para dentro da película e dobre a extremidade superior, selando-a. O papel livre de ácido irá absorver todo o ácido do jornal.

  2. Coloque as películas de poliéster seladas com os recortes dentro de pastas ou caixas livres de ácido, para guardá-las. Elas também podem ser armazenadas em álbuns de recortes feitos de papel livre de ácido. Deixe os recortes perfeitamente estendidos. Não amontoe vários deles ou encha demais as pastas ou caixas. Deixe espaço livre.

  3. Guarde as pastas ou caixas em um local fresco, seco e sem exposição direta à luz solar. O melhor lugar para guardar recortes de jornal é em uma área onde a temperatura geralmente se mantenha sempre a mesma e a umidade seja baixa.

Dicas

  • Use luvas ao manusear jornais velhos para protegê-los da oleosidade do corpo, além de outras contaminações.
  • Antes de guardá-los, faça cópias de recortes antigos em papel livre de ácido. Dessa forma, a informação nunca será perdida, e além disso, não será necessário manusear os recortes originais, ajudando a preservá-los.
  • Também é possível usar um spray de-acidificador para neutralizar o ácido do jornal.

Aviso

  • Não guarde recortes de jornais antigos em um porão ou um sótão. O calor, a umidade e as variações de temperatura afetam a qualidade, além de acelerarem a deterioração.
  • Não guarde os recortes de jornais no chão.

O que você precisa

  • Luvas de algodão
  • Películas de poliéster
  • Papel livre de ácido
  • Tesouras
  • Pastas ou caixas livres de ácido
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article