on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer guarnições em colunas usando MDF

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O MDF, uma placa de fibra de madeira de média densidade, é altamente consistente e versátil na construção de móveis, molduras e outros projetos de marcenaria. As colunas costumam ter guarnições de pedestais, com bases e topos, também conhecidas como coroas. Para conseguir um acabamento consistente, é bom fazer todas as peças com o mesmo material, e o MDF é uma excelente escolha para moldar, garantindo peças lisas e retas.

Instruções

Escolha brocas de tupia com estilos que complementem a madeira do local (router bit s image by Michael Cornelius from Fotolia.com)
  1. Meça a largura e o comprimento da coluna. Corte tiras de MDF com 2 cm de espessura suficientes para envolver os quatro cantos da coluna, no topo e na base. Use uma serra de mesa para fazer os cortes.

    Loading...
  2. Coloque uma broca de acabamento de 2 cm (como a de arco conopial) na tupia. Selecione a profundidade na qual a broca deverá entalhar ao longo da borda inferior da tira de MDF.

  3. Passe a tupia em uma das laterais longas da tira de MDF. Prenda a tira na superfície de trabalho com uma braçadeira, para garantir mais estabilidade. Trabalhe da direita para a esquerda, usando ambas as mãos. Posicione a tupia no MDF, com a broca em posição antes de ligar o motor. Deixe a tupia aumentar de velocidade antes de começar a cortar, depois continue com um movimento constante.

  4. Repita o processo de acabamento na outra lateral longa do MDF. Acerte a serra de mesa para cortar um tira de 2 cm de largura, e recorte a parte que você detalhou com a tupia para usar como base da coluna.

  5. Esquadrie quatro peças de 10 cm para que possam envolver a coluna em esquadro. Corte ângulos de 45 graus nas laterais menores, um na esquerda e um na direita, com a borda longa da esquadria sobre a face da moldura.

  6. Pregue as tiras no lugar, ao redor da base da coluna, com pelo menos três pregos de acabamento por peça. Alinhe bem as pontas para garantir juntas bem feitas. Além disso, repita o processo no topo da coluna.

  7. Corte quatro peças com o acabamento arqueado de 2 cm para colocar ao redor da esquadria de 10 cm da base, e quatro para o topo. Acerte as pontas com ângulos de 45 graus nas peças que vão para o topo. Cole e pregue essas peças ao redor da base da coluna, alinhadas com o piso, e ao redor do topo, alinhados com o teto.

Loading...

O que você precisa

  • MDF
  • Fita métrica
  • Serra de mesa
  • Tupia
  • Broca de arco conopial
  • Broca arqueada
  • Pregos de acabamento
  • Martelo
  • Cola para madeira

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...