Guia para acabamentos em concreto arquitetônico

Escrito por jorina fontelera | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia para acabamentos em concreto arquitetônico
Concreto arquitetônico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Concreto arquitetônico é uma combinação de vários tipos de cimentos, agregados (areia, cascalho ou brita) e agentes colorantes para personalizar painéis e outros elementos arquitetônicos de peças em concreto. Projetistas e construtores podem criar várias texturas e acabamentos para superfícies, bem como acrescentar ombreiras, juntas, padrões e outros detalhes à superfície do painel. Mudar as composições da areia, do cimento e do pigmento nesse tipo de concreto torna possível obter efeitos específicos de cores.

Outras pessoas estão lendo

Agregado exposto –- acabamento quimicamente retardado

Pode-se criar dois tipos de acabamento quimicamente retardado com agregado exposto. O primeiro é feito com a aplicação de jato de areia e o outro com lavagem com água. Tanto para um quanto para o outro, o primeiro passo é despejar o concreto em uma fôrma com superfície pintada com retardador -- produto químico que faz com que o concreto demore mais a grudar na superfície. Após retirar o painel da fôrma, remova o retardante aplicando o jato de areia ou lavando com água.

Ao utilizar o jato de areia para remover o retardador do painel, você expõe o agregado grosso (brita ou cascalho), criando um acabamento com uma exposição mais uniforme do agregado de pedra. Pode-se fazer um painel com cores variadas mudando a consistência do agregado. A aplicação do jato de areia suavizará um pouco a cor do agregado, mas a cor e a textura da superfície permanecerão inalteradas por anos.

Ao remover o retardador lavando com água, será exposta a cor natural do agregado de pedra sem danificar a superfície. Isso também ajuda a superfície do painel a distribuir o escoamento da água de uma maneira mais uniforme, reduzindo o aparecimento de riscos que surgem em superfícies lisas. Utilize esse método para expor as cores luminosas e naturais do agregado.

Acabamento de agregado exposto com jato de areia

Despeje o concreto em uma superfície plana e dura e aplique o jato de areia na superfície do concreto após removê-lo da fôrma. A profundidade do jato determinará a quantidade de agregado grosso que será exposto. Um jateamento suave remove apenas a camada superficial de cimento, expondo a superfície do agregado grosso. O jateamento médio expõe mais agregado e o jateamento profundo faz com que o agregado grosso seja a característica predominante.

Você poderá utilizar esse método para expor o agregado composto de areia. Para obter uma superfície com textura arenosa, você precisa apenas aplicar um jateamento leve na superfície, para expor a areia.

Acabamento liso

Para criar um acabamento liso, despeje o concreto arquitetônico em uma fôrma dura e lisa. Esse método permite que o concreto natural seja a característica predominante e que um perfil bem limpo seja obtido. Ele também proporciona uma excelente superfície para pintura, conforme a Associação de Concreto Arquitetônico (Architectural Precast Association).

Você poderá modificar esse acabamento para criar um novo lavando o painel endurecido de maneira uniforme com uma solução ácida e esfregando-o, para remover o cimento. Ideal para agregados de areia, essa técnica cria uma superfície plana com textura arenosa. Esse método cria um aspecto semelhante ao do calcário, arenito castanho-avermelhado e grês.

Acabamento utilizando o revestimento da fôrma

Para criar várias texturas na superfície, acrescente à fôrma revestimentos como gesso, borracha, madeira granulada, corda e outros materiais. À medida em que o concreto secar, a superfície irá adquirir a textura do material do revestimento.

O mesmo método também pode ser utilizado para criar um acabamento com lâmina de pedra natural. Você poderá, por exemplo, forrar a fôrma com pedra calcária, granito e mármore e despejar o concreto sobre ela. Quando removido da fôrma, o concreto terá o aspecto de uma pedra natural.

Em vez de pedras, pode-se revestir a fôrma com tijolos ou cerâmicas, criando um acabamento semelhante.

Acabamento utilizando ferramentas

Despeje o concreto em fôrmas lisas, texturizadas ou estampadas. Após removê-lo, pode-se tratá-lo mecanicamente para criar vários aspectos. Esse é o método mais caro de acabamento do concreto arquitetônico e depende muito da habilidade que o artesão tem com a ferramenta. Entretanto, é possível criar um painel sob medida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível