Guia criativo para combinações de cores

Escrito por trish jackson | Traduzido por rodrigo leite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia criativo para combinações de cores
Use a roda de cores como um guia para as melhores combinações de cores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A roda de cores foi inventada por Sir Isaac Newton em 1706, e ainda hoje é usada para mostrar como as cores se relacionam entre si e como misturá-las para obter cores secundárias e terciárias. Ela também indica cores quentes e frias, cores opostas e outras combinações de cores. Pintores, designers de interior e de moda e artistas usaram a roda de cores ao longo de séculos para orientar-se e ajudar a usar as melhores combinações de cores para suas criações.

Outras pessoas estão lendo

A roda de cores

A roda de cores organiza as 12 cores básicas de acordo com sua relação cromática, ou na mesma ordem em que aparecem no arco-íris. As cores primárias - vermelho, azul e amarelo - são colocadas em um triângulo, com o vermelho na ponta, amarelo no canto inferior esquerdo e azul no canto inferior direito. As cores secundárias - verde, laranja e violeta - formam um triângulo invertido, com o verde na parte inferior da roda, laranja no canto superior esquerdo e violeta no canto superior direito. Essas cores secundárias são feitas através da mistura de duas cores primárias. Todas as cores restantes são terciárias, criadas pela mistura de uma cor primária com uma secundária.

Cores complementares

As cores complementares são opostos uma à outra na roda. Designers usam cores complementares em diferentes tons e intensidade para criar as combinações mais atraentes e ressaltar o melhor em cada cor. Um exemplo é vermelho e verde. O vermelho aparece no topo da roda de cores, enquanto verde está na parte inferior. Azul e laranja são outro exemplo de cores complementares.

Cores análogas

Cores análogas estão localizados ao lado uma da outra na roda de cores. Elas têm muitas características comuns e são frequentemente utilizadas por designers de moda. A combinação de cores primárias, secundárias e terciárias, incluindo tons escuros misturados com tons neutros, é usada ​​para criar um guarda-roupas de inverno sombrio, enquanto as cores vivas combinadas com cores claras criam um visual claro de verão.

Cores quentes e frias

A roda de cores também mostra as cores quentes ou ativas à esquerda (tons vermelhos, amarelos e laranjas) e frias ou passivas à direita (tons verdes, azuis e lilases). Ao pintar um cômodo, por exemplo, as cores quentes fazem o espaço parecer menor, enquanto as frias criam uma ilusão de mais espaço. A mistura de duas cores quentes resulta em uma cor quente; por exemplo, vermelho e amarelo produzem o laranja. Uma cor quente misturada com uma fria produz uma cor fria; por exemplo, amarelo e azul produzem o verde.

Outras orientações

O triângulo de cores do pintor mostra as cores primárias na mesma sequência em que estão na roda de cores, ou seja, vermelho, amarelo e azul. Já o triângulo de cores da impressora é um pouco diferente: ele distribui as cores como elas são utilizadas no processo de impressão. As primárias são magenta, ciano e amarelo. O triângulo harmônico de nove partes de Goethe combina as primárias da impressora, as secundárias feitas a partir das primárias do pintor e as terciários feitas a partir de tons neutros escuros.

Sendo criativo

Use a roda de cores como um guia para projetos criativos que envolvam cores. Imprima uma cópia dela e use-a como uma referência se for misturar tintas para um projeto de artes, ou para redecorar e pintar sua casa ou escritório, ou ainda se estiver tentando decidir que acessórios usar com um vestido cor de limão em um casamento. Você estará confiante sabendo que escolheu as cores que complementam umas às outras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível