Guia de curtimento de peles de ovelha para iniciantes

Escrito por ticara gailliard | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia de curtimento de peles de ovelha para iniciantes
Saiba como preparar adequadamente peles para trabalhos em couro (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Para evitar o desperdício das partes de animais como ovelhas, algumas pessoas optam por curtir as peles. A pele curtida pode ser usada para muitos itens e projetos, tais como tapetes e projetos de costura. Dar início a um processo de curtimento pode parecer assustador, mas os passos são menos complexos uma vez memorizados.

Outras pessoas estão lendo

Curtimento caseiro

Para o processo de curtimento, você vai precisar de:

2,5 quilos de sal não iodado Óleo de mocotó Uma escova de cerdas de arame Duas latas de lixo grandes (e uma tampa) Uma espécie de prateleira para secar a pele Pedaço de pau medindo pelo menos 1,20 metros Solução de curtimento

Prepare os materiais e conduza o processo em um lugar fresco e seco, sem luz solar, onde você possa deixar as peles secarem. Você também vai precisar fazer uma solução de curtimento. Esta solução é composta de:

27 litros de água 1 quilo de sal de salmoura não iodado 3 1/2 xícaras de ácido de bateria e 1 quilo de flocos de aveia.

Curando e secando a pele

Uma vez que a pele for removida da ovelha, estenda-a horizontalmente no escorredor com a lã virada para baixo. O escorredor deve ser criado em um local seco, longe da luz solar. Você pode prender a pele no lugar com pregos. Não empilhe as peles ao curtir mais de uma de cada vez. Pendurar as pernas dos animais ao longo das bordas do escorredor vai ajudar a drenar fluidos do escorredor conforme a pele seca. A pele deve ser imediatamente salgada ou será arruinada. Espalhe o sal através da pele de maneira uniforme em uma camada espessa. Deixe a pele secar. Você saberá que a pele está seca quando for nítido já no toque. O processo de secagem pode levar de duas semanas a um mês.

Preparando os toques finais para o processo de curtimento

Depois que a pele secar, mergulhe-a em água até que ela ganhe alguma flexibilidade. Enquanto a pele está absorvendo a água, ferva 3 litros de água e despeje sobre os flocos de aveia e deixe esta mistura descansar por uma hora. Ferva 4 litros de água e despeje o sal de decoupagem em uma das grandes latas de lixo, em seguida, despeje a água fervente sobre ele. Mexa até que o sal se dissolva completamente e adicione a mistura de aveia em seguida. Despeje o ácido da bateria. Tenha muito cuidado com o ácido, não deixe que ele espirre na sua pele, olhos ou boca. Agite a mistura cuidadosamente.

Tratando as peles com a solução

Mergulhe a pele em sua solução cuidadosamente, usando o pedaço de pau. Ainda com ele, misture a solução, submergindo todo o couro. Deixe de molho por 40 minutos, mexendo ocasionalmente. É possível optar por colocar duas caixas de bicarbonato de sódio, usado para neutralizar a acidez da pele, mas isto não é obrigatório a menos que você planeje usar o couro para roupas. Após a imersão, tire a pele fora da lata de lixo e pendure-a para drenagem. Esfregue o óleo de gado no lado sem pelos do couro. Deixe a pele secar, verificando a cada dia o estado das peças. Uma vez que secar no centro e estiverem macias ao toque, remova-as e escove o lado sem pelos com uma escova de metal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível