Guia de como desenhar paisagens a lápis para iniciantes

Escrito por carl hose | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia de como desenhar paisagens a lápis para iniciantes
Comece desenhando paisagens simples e progredindo gradualmente para trabalhos mais complexos

Fazer esboços de paisagens é o ponto de partida ideal para artistas iniciantes. Esboçar paisagens ensina os princípios fundamentais do desenho, como dimensão e perspectiva. Desenhar paisagens permite capturar o que você vê ou acrescentar seus próprios elementos. Pode ser difícil de dominar o desenho de paisagens detalhadas, mas começar com esboços simples e evoluir para obras mais detalhadas pode produzir resultados evidentes em um curto espaço de tempo. Aqui vão algumas dicas e estratégias que você pode utilizar para começar a desenhar paisagens imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Materiais de desenho

Existem diversos materiais de esboço que você poderia comprar. Qualquer loja de materiais artísticos oferece uma coleção de lápis, tablets para desenho e até mesmo livros que ensinam como desenhar paisagens. Um bom livro sobre o assunto seria útil, mas tudo o que realmente é necessário são alguns lápis de desenho de boa qualidade, uma borracha e um bloco de desenho. Os lápis variam de 9H, que tem o grafite mais duro, até 2H. Não se preocupe demais ao escolher seus lápis. Compre um estojo de lápis de desenho da Faber-Castell para começar. Se quiser experimentar lápis ou grafite de carpinteiro, compre alguns lápis individuais e vá em frente. Compre uma borracha limpa tipos e um bloco de desenho que tenha papel liso ou texturizado, dependendo de sua preferência. Uma textura leve é melhor para desenhar a lápis, pois tende a borrar menos.

Encontre um tema

Escolha uma paisagem que você queira desenhar. Talvez haja um lugar especial ao qual você vá para olhar e gostaria de capturar essa paisagem no papel. Você pode até encontrar uma paisagem de um livro que queira capturar. Se quiser, pode até mesmo criar uma paisagem da sua imaginação, embora os iniciantes provavelmente devam trabalhar com um modelo primeiro.

Depois de encontrar sua paisagem, decida de que aspecto dessa paisagem você gosta. Pense sobre como quer desenhá-la. Você tentará capturá-la como é, ou vê algo a mais? Não tenha medo de acrescentar ou remover detalhes para tornar a paisagem sua. Considere a estação na qual você quer colocar a sua paisagem. Talvez queira que chova em seu desenho. Você está criando arte, então deixe sua imaginação levá-lo para onde for.

Esboçando sua paisagem

Comece com o horizonte. Utilize-o como sua referência e desenhe suavemente. Acrescente os outros elementos gradualmente, ainda mantendo o esboço suave. É preciso monitorar a sua perspectiva durante o processo. Não se preocupe em adicionar sombras ou detalhes ainda. Certifique-se de colocar árvores, rochas, prédios, animais ou outros objetos onde eles precisam estar. Quando estiver certo de que tudo esteja na perspectiva correta, volte e comece a dar dimensão com diferentes lápis. Os lápis mais fortes produzem tons mais escuros, o que é bom para linhas firmes. Os lápis mais leves são ideais para uma profundidade sutil. Comece suavemente, apagando qualquer coisa que precisar ser alterada. Você pode ir definindo o seu esboço gradualmente quando ver que está saindo do jeito certo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível