×
Loading ...

Guia para escrever uma redação analítica

Atualizado em 17 abril, 2017

A elaboração de uma redação analítica é uma atribuição obrigatória em muitas salas desde a escola primária até a faculdade. Embora sua elaboração possa ser assustadora, com algumas diretrizes gerais é possível se sentir confiante de que o seu documento de análise será bem escrito e bem recebido por seu professor.

Redações são importantes para toda sua vida (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Fragmente

Em uma redação analítica, seu objetivo é ajudar o leitor a ter uma compreensão nova ou mais profunda de um assunto, seja uma peça de literatura, uma obra de arte, ou mesmo uma pessoa. É necessário que você entenda o assunto antes que seja possível escrever sobre ele. Leve-o além através da fragmentação em partes menores. Se você estiver escrevendo sobre um artista famoso que viveu e trabalhou durante o Renascimento italiano, dividao tema, examinando a história e suas ideologias -- o período de tempo em que ele viveu, o estilo de sua arte, seu lugar na sociedade, sua importância no mundo da arte e sua influência na cultura popular, na época e hoje em dia.

Loading...

Organize ideias

Antes de iniciar a sua redação, separe algum tempo para escrever livremente sobre o assunto. Na escrita livre você pode, literalmente, escrever o que vem à sua cabeça. Não existe pressão. O objetivo é debater e incentivar a sua escrita criativa conforme você anota as ideias. Na maioria das vezes você alcançará algumas ideias que podem ser inclusas na sua redação, e pode até desenvolver a tese do seu exercício de escrita livre.

Tese

Depois de ter analisado o assunto, é necessário determinar a sua tese. A tese para uma redação analítica é geralmente algum tipo de reclamação ou argumento. É curta e concisa. Uma maneira popular e eficaz para a elaboração de uma tese para uma redação analítica é a utilização da declaração "Se X, então Y". No caso do artista italiano, a sua tese poderia ser algo como, "Se observarmos o trabalho do artista, podemos ver que ele estava tomando uma posição política forte".

Evidência

O corpo da sua redação analítica fornecerá ao leitor os fatos e provas que sustentam a sua tese. Fale sobre o que estava acontecendo politicamente e socialmente durante essa época, como o artista foi influenciado e como tentou influenciar a sociedade através da sua arte, e como a sua arte tem impactado a sociedade ao longo das décadas. Apoie sua evidências com exemplos específicos e citações de fontes confiáveis ​​que ajudem a suportar a sua posição. Isso dá credibilidade ao seu argumento. Afaste-se de declarações vagas e gírias.

A finalização

Em sua essência, sua conclusão envolverá tudo em um belo parágrafo curto. Ela será uma reafirmação da sua tese, falando brevemente sobre como a sua evidência forneceu suporte à tese. De acordo com o laboratório de escrita do Bellevue College, "A conclusão adequada é um fechamento inequívoco e deve soar como um, mesmo sem um rótulo". Evite conclusões clichês, tais como: "Como você pode ver", ou "Em conclusão".

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...