Um guia para estratificação de sementes

Escrito por mary carpenter | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Um guia para estratificação de sementes
Muitas sementes precisam de pré-tratamento antes de germinar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Diversas árvores, arbustos e mesmo algumas ervas, decíduas e perenes produzem sementes que não irão germinar até que os fatores ambientais apropriados estejam presentes, durante um intervalo adequado de tempo. Isso é conhecido como dormência. Muitos jardineiros usam o calor ou frio, ou uma combinação de métodos de estratificação artificiais para mimetizar as condições que a semente encontra na natureza. Isso permite que o jardineiro controle o intervalo de tempo no qual elas irão germinar, evita flutuações de temperatura e garante a sobrevivência da muda.

Outras pessoas estão lendo

Escarificação

Uma adaptação para sobrevivência de muitas espécies vegetais é uma camada rígida externa na semente. Temperaturas congelantes, atividades microbianas e a passagem através do trato intestinal de animais naturalmente alteram essa camada da semente durante o inverno, permitindo que a umidade atinja o embrião da semente. Os jardineiros podem reproduzir esse processo artificialmente, usando uma lima metálica, lixa, faca ou martelo; ou molhando a semente em água quente. Durante o processo de escarificação, é importante afetar apenas a casca. Caso a semente seja danificada, ela não irá germinar.

Meios de estratificação

Sacolas plásticas para guardar comida, ou outros recipientes fechados, são ideais para fazer estratificação em casa. Viveiros comerciais geralmente usam vermiculita, uma mistura de vermiculita e perlita, areia estéril ou musgo triturado como meios de estratificação. Use de 10 a 20 vezes a quantidade de meio em relação ao volume de sementes. O meio escolhido deve ser úmido, mas não de forma que fique pingando. Umidifique e misture completamente, e permita que o excesso de água seja drenado, antes de colocar as sementes nele.

Frio

As sementes de muitas plantas naturalmente amadurecem no final do outono ou começo do inverno. Essas sementes ficam, durante os meses do inverno, na cobertura natural do solo, que as mantém bem próximas do congelamento. Porém, a semente reconhece apenas a temperatura, e não onde está. A gaveta do congelador dá um intervalo de temperatura - entre 0 a 4°C - necessário para a estratificação fria, sem as flutuações de temperatura encontradas na natureza.

Calor

As sementes que naturalmente amadurecem no final do verão ou no começo do outono precisam de um período de estratificação quente, entre 16 e 24°C. A espécie da semente determina o intervalo de tempo desse período. As sementes precisam de condições quentes e úmidas para quebrarem a dormência, porém as mesmas condições encorajam o crescimento do fungo. O musgo tem propriedades fúngicas, e os viveiros geralmente o usam ao invés de fungicidas, na mistura de estratificação.

Variação

Algumas sementes, não importa em que estação elas amadurecem, requerem uma combinação de métodos de estratificação. Elas passam por um período de estratificação quente, seguido por um período frio e depois as condições de calor e umidade naturais de germinação. O período pré-umidade e de calor amacia a camada superficial da semente e permite que a umidade alcance o embrião durante o período frio. Apenas o embrião de uma semente madura responde à estratificação fria.

Uma boa olhada

Lembre-se de rotular as sementes com a data em que começou a estratificação, a data em que as sementes devem estar prontas e o nome da planta. Algumas sementes irão germinar durante o processo de estratificação; plante em vasos, dentro de casa, até que chegue o período apropriado. Verifique por sinais de mofo ou umidade inadequada a cada duas semanas. Jogue fora qualquer semente que mostre sinais de mofo. Se o próprio meio estiver mofado, substitua-o.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível