Mais
×

Guia para grelhar frutos do mar

Vamos colocar camarão, filé de peixe e vieiras na grelha
Maxim Kostenko/iStock/Getty Images

Introdução

O camarão não é o único fruto do mar que vai bem na grelha. Qualquer peixe cortado em forma de bife pode ser grelhado, assim como moluscos, mariscos e ostras. Se você é novato em grelhar frutos do mar, comece com um peixe de pele grossa, como peixe-espada, atum ou tubarão. Seu exterior resistente faz com que sejam fácies de virar e difícil de cozinhar demais (ao contrário do bacalhau, por exemplo, que é tão delicado que pode cair ou secar na grelha). A partir daí, continue praticando até chegar a espetos de vieira e kabobs de camarão. Independentemente do seu nível de conhecimento, sempre existe uma criatura submarina que ficará uma delícia na sua grelha.

gresei/iStock/Getty Images

Atum

Novato no uso da grelha? Tente começar com atum. Ele é incrivelmente resistente e você não corre o risco de grelhá-lo pouco. Filés de atum são ideais. Se você ficar enjoado de atum, a anchova, que também é um peixe que dá um filé de forte sabor, é uma boa alternativa. Experimente atum grelhado para acompanhar saladas ou como uma alternativa divertida ao seu hambúrguer grelhado.

deymos/iStock/Getty Images

Espadarte

O espadarte é outro peixe de pele dura. Se quiser usar orégano junto com suco de limão, você pode fazer um espadarte ridiculamente simples ao estilo siciliana. Caso contrário, uma massagem de alho moído bem completa, com sal e pimenta, irá funcionar muito bem. Se você deixar a pele, nem precisa usar a grelha dupla.

Robyn Mackenzie/iStock/Getty Images

Salmão

O salmão é um peixe popular para grelhar por um bom motivo. Ele tem postas grandes, pele dura e muito ômega-3, ou seja, é ótimo para grelhar e também faz bem. Para temperar o salmão de uma forma simples, esprema limão e polvilhe um pouco de endro (também conhecido como aneto) sobre a carne. Para algo mais sofisticado, espalhe molho teriyaki sobre ele no final.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Linguado

O linguado é um peixe branco resistente com um sabor suave. Você vai precisar grelhá-lo com cuidado, pois torna-se seco se ficar tempo demais sobre o fogo. Marine com suco de laranja e ervas para obter um peixe de sabor cítrico, ou esfregue-o bem com alho. Muitos tipos de temperos diferentes funcionam com o linguado por seu sabor sutil.

Ryzhkov/iStock/Getty Images

Camarão

Quando se trata de grelhados simples, o camarão encabeça a lista de frutos do mar. Você pode grelhar camarão com casca, considerando a opção de descascar e remover a espinha dorsal antes de colocá-los em um espeto. Se quiser rechear o camarão - talvez com um pouco de alho ou manjericão - faça uma fenda profunda longitudinalmente.

HHLtDave5/iStock/Getty Images

Vieiras

Vieiras, como camarões, podem ser recheadas ou colocadas em espetinhos. Quando fizer espetos de vieiras, certifique-se de espetá-las através de seu eixo. Você também pode cozinhar vieiras em uma grelha dupla. O tempo de cozimento será de cerca de 5 minutos.

Uma quantidade de 30 a 40 mexilhões dão para cerca de quatro pessoas
Alexandra Grablewski/Lifesize/Getty Images

Mexilhões

Os mexilhões podem ser jogados em uma grelha dupla fechada, ou você pode usar pinças para colocá-los diretamente na grelha comum. Os mexilhões, como todos os mariscos, devem ser limpos e lavados antes de cozinhar. Como referência, 30 a 40 mexilhões são suficientes para cerca de quatro pessoas.

Alexandra Grablewski/Lifesize/Getty Images

Moluscos

Alguns moluscos vão demorar mais para abrir do que outros. Quando finalmente abrirem, geralmente depois de não mais do que cerca de dois minutos, retire-os do fogo, guardando o máximo de líquido possível. Mova os moluscos fechados para as partes mais quentes do fogo.

As ostras têm fama de alimento afrodisíaco
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ostras

Experimente grelhar ostras "estilo Califórnia", sobre meia concha. Descasque-as, guardando o máximo de líquido possível dentro das conchas, junto com a ostra. Jogue as conchas de cima fora e coloque suas ostras na grelha, com a concha para cima. Quando o líquido nas conchas começar a borbulhar, as ostras vão cozinhar. Essa é a hora de colocar uma colher de molho - barbecue, molho de pimenta, manteiga ou limão - em cada uma. Após alguns minutos, as ostras ficarão opacas e o molho começará a secar. Isso significa que elas estão prontas para comer.

Trate as sardinha com cuidado, pois são pequenas e delicadas
Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images

Sardinhas

Como sardinhas são muito pequenas, eles não levam muito tempo para cozinhar na grelha. Jogue-as sobre o calor direto, por uns dois minutos, virando-as uma vez.

Grelhe a carne da lagosta enquanto cozinha as garras e pernas
svetlana foote/iStock/Getty Images

Lagosta

Corte a lagosta bem no meio e grelhe com o lado da carne para cima. Enquanto ela estiver grelhando, coloque as garras e pernas em fogo médio e cozinhe, cobertas, por cinco a sete minutos. Você também pode cortar pedaços menores do tamanho de um bocado para colocar em espetinhos ou para acompanhar saladas e outros pratos pequenos.

Com a lula, deve-se reduzir o tempo de cozimento pela metade
kabVisio/iStock/Getty Images

Lula

A lula também pode ser grelhada. Depois de ser completamente limpa, prepare-a como prepararia seus outros frutos do mar. A única diferença é o tempo de cozimento - com a lula, deve-se reduzir o tempo de cocção pela metade.