×
Loading ...

Como ter um lindo jardim em casa

Getty Images

Introdução

Prepare-se para sujar as mãos! Conversamos com Sheri Ann Richerson, o autor de "101 Organic Gardening Tips", para entrarmos de cabeça no mundo da jardinagem. Aprenda a remover ervas daninhas, cortar as plantas e preparar um lindo jardim para a sua casa.

Chris Clinton/Lifesize/Getty Images

Início da primavera

É importante considerar o clima local na hora de cuidar das plantas do jardim. "A maioria delas prefere condições climáticas amenas e temperaturas de solo de 10 °C ou mais, dependendo da região. Você pode usar um termômetro barato no lugar dos específicos para terra, que são caros. Coloque-o no solo e espere cinco minutos para ter a medição mais precisa", diz Richerson. Em termos de jardinagem, a primavera começa quando o solo atinge a temperatura ideal.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Observe o solo

Primeiro, observe o solo. "Nunca trabalhe sobre a terra úmida", comenta Richerson. Recolha um pouco de terra com as mãos e aperte-a até formar uma bola. Se sair água, está muito úmida. Já no caso de rachar e não formar uma bola, está muito seca. A terra só está pronta para plantar quando é possível formar uma espécie de bola solta e arenosa.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Limpe o local

Segundo Richerson, deve-se remover os restos de plantas do jardim. Rastele as folhas, retire os fertilizantes velhos e preste atenção aos resíduos indesejados no chão. Se for necessário remover o solo, faça-o manualmente. Enquanto você estiver abaixado, busque ovos de larvas e de insetos benéficos. "Se encontrar algo, tente não incomodá-los", explica Richerson. Eles podem comer os insetos que prejudicam as plantas.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Livre-se das ervas daninhas

Com as ervas daninhas, a melhor defesa é um bom ataque. "Remova as ervas o mais rápido possível", diz Richerson. "Corte o mal pela raiz, um pouco abaixo do nível do solo". O objetivo é se livrar de tudo antes que cresçam e roubem a luz do sol e nutrientes das plantas que você plantou.

Getty Images

Podar antes para aproveitar depois

As árvores, arbustos, flores e plantas caseiras precisam ser podadas. "A poda favorece o crescimento e ajuda a dar uma boa forma às plantas", justifica Richerson. É como se fosse uma visita ao salão de beleza: você é o cabeleireiro e o seu jardim é o seu cliente. Corte as plantas em ângulos retos e próximo a brotos ou folhas novas. A meta é cortar o mais próximo possível, sem agredir a parte da planta que quer manter. Com relação aos arbustos, é melhor podar antes que floresçam para não cortar um pequeno broto acidentalmente.

Timothy Masters/iStock/Getty Images

Plantar as sementes

Agora, é a hora de planejar o futuro. "Considere as plantas que você quer plantar e o espaço que você tem", recomenda Richerson. Em seguida, use um calendário para contar os dias. O calendário de sementes típico para o interior depende do tipo de semente. O intervalo médio é entre 4 e 12 semanas antes do final do inverno. O pacote de sementes deve informar a semana de início mais adequada para plantar.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Plantar batatas

Se você for plantar batatas, escolha um local com luz solar plena e cave uma trincheira de 12 centímetros de profundidade. "Preencha o fundo com dez centímetros de ervas, folhas ou palha e coloque as batatas brotadas em cima", aconselha Richerson. Cubra as batatas com cerca de quatro centímetros de ervas, folhas ou palha e acrescente uma camada fina de terra. Quando você começa a ver o crescimento, complete a trincheira com a terra que tinha tirado.

Dariildo/iStock/Getty Images

Plantas que gostam de frio

No início da primavera, você pode plantar algumas plantas anuais mais fortes, como o amor-perfeito e a boca-de-leão. "Uma vez que passe a época de inverno, deixe passar quatro semanas e comece a semear plantas anuais que não sofrem no inverno", explica Richerson.

moshimochi/iStock/Getty Images

Árvores e arbustos

Se você quiser árvores e arbustos em crescimento, só compre quando estiver pronto para plantar. "Uma boa regra é cavar um buraco duas ou três vezes maior que o volume da raiz, fertilizar o solo com material orgânico e voltar a colocar a terra", diz Richerson. Lembre-se de que as raízes precisam crescer no solo, e a superfície dura, áspera e compacta não é ideal para nenhuma planta.

A_Lein/iStock/Getty Images

Divida as plantas acumuladas

As plantas duradouras crescem com a mesma raiz ano após ano, como as margaridas, diferente das plantas anuais que morrem depois de germinar. Isso significa que você não deve plantar de novo a cada temporada. Fique atento às raízes acumuladas. A solução é dividi-las. "Se as plantas duradouras estão morrendo, não espere. Faça o que puder assim que possível para salvar alguma parte da planta", alerta Richerson.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Legumes e verduras que gostam de frio

Ervilhas, cenouras, rabanetes, nabos, repolho, alface, espinafre e acelga são apenas algumas plantas amantes do frio que você pode plantar na metade da primavera.

coramueller/iStock/Getty Images

Proteja as plantas

Se o solo secar, sua planta já estará sofrendo. “Quando as pequenas raízes secam, a planta não pode mais levar água e nutrientes para cima como necessita”, adverte Richerson. Para proteger suas plantas da desnutrição, utilize adubo antes e depois de plantar, e em dias de calor também.

pixynook/iStock/Getty Images

Plantas anuais amantes do calor

Petúnias, gerânios e begônias são plantas anuais, amantes do calor, que você pode semear no final da primavera.

Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images

Corte arbustos que florecem na primavera

Assim que os arbustos florescerem na primavera, é hora de podá-los. "A única exceção são as plantas que produzem frutos", diz Richerson.