Guia de nutrição de comida chinesa

Escrito por whitney arana | Traduzido por carlos nascimento
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Guia de nutrição de comida chinesa
Comida chinesa é muito saborosa, mas fique atento, para ter um prato mais saudável (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A culinária chinesa0 é bem saudável, com bastante vegetais, não usa queijo e tem muitos frutos do mar e carne de frango sem gordura. Outro adicional é que essa culinária usa óleo vegetal, que, em quantidades moderadas, possui um nível de gordura insaturada que age contra o aumento do colesterol vindo da gordura saturada presente nos pratos. Infelizmente, o restaurante de comida chinesa que você frequenta não faz pratos autenticamente chineses. Ao invés disso, esse restaurante provavelmente cozinha versões estrangeiras, que faz com que tenham muito mais calorias, gordura saturada e, especialmente, sódio. Nesses casos, até mesmo pizza e fast food podem ser opções mais saudáveis, se escolhidas cuidadosamente.

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O básico

Ao comer em um restaurante asiático, coma como um asiático comeria: com os pauzinhos. Além de diminuir a velocidade com que você come, fazendo com que sinta estar cheio antes de ter comido demais e com que evite comer molho em excesso. E é justamente nesses molhos que a culinária chinesa esconde o sódio, que aumenta a pressão sanguínea, e o colesterol, que aumenta o índice de gordura saturada. Algumas vezes, em buffets, por exemplo, não tem como escapar do molho. Por isso, é sempre melhor escolher lugares em que a comida é feita sob pedido e não fica à disposição nas bandejas. Se os vegetais e a carne de frango ficarem em uma piscina de molho quente o dia inteiro vão acabar perdendo boa parte dos nutrientes. Além disso, a comida fica encharcada. Restaurantes à la carte são melhores por permitirem pedidos como "não adicione sal". Também é importante notar que o yakissoba tem muita gordura. Seria melhor não comer nada que indique que o alimento foi frito. Por fim, compare a porção que foi servida com a que normalmente comeria. Os restaurantes chineses costumam servir muito mais comida do que comeríamos em casa. As famosas caixas de comida chinesa existem por um motivo: coma metade e guarde o resto para o dia seguinte.

Molhos

É por causa do molho que alimentos aparentemente saudáveis, como legumes no vapor, tornam-se uma opção não tão saudável. Para evitar isso, ao fazer um pedido no restaurante, peça o molho separado. Dessa forma, terá maior controle. Ao invés de despejar o molho sobre a comida, utilize os pauzinhos para tocar a comida antes de levá-la à boca. Assim, terá o sabor do molho sem ingerir grandes quantidades de gordura e sódio. Sempre peça por molhos shoyo com teor reduzido de sódio. O sabor é o mesmo, mas a quantidade de sódio é notavelmente menor. Molhos doces e agridoces, molho para pato e de ameixa contêm muito açúcar. O Hoisin tem quantidades exageradas de sódio. Temperos como vinagre de arroz, wasabi e gengibre são a melhor opção. A mostarda picante é adequada em pequenas quantidades, mas lembre-se de que cada pacote adiciona uma quantidade significativa de sal.

Aperitivos

Um aperitivo comum em restaurantes chineses é o egg roll. Envolvido em massa, diluído com recheios e frito no óleo, um rolinho tem muita gordura e muito sódio. Experimente o rolinho primavera, com menos sódio e cerca de metade da gordura saturada em relação ao egg roll. Se você gostar mais de pastéis, peça no vapor, ao invés de fritos. Trocar o recheio de carne de porco pelo de legumes cortará pela metade a gordura saturada, além de diminuir as calorias e o sódio. Costelas assadas são uma das piores opções como aperitivo, então evite-as. Casquinhas de siri também é melhor evitar. Ao se tratar de saladas, procure pelos molhos cremosos e para macarrão. A sopa é uma boa opção, caso esteja preocupada com sua cintura, mas não com a pressão arterial. Sopas quentes e frias e de ovo e de wonton têm pouca gordura, mas relativamente muito sódio.

Pratos de carne e tofu

Muitos pratos principais, como são servidos no ocidente, começam com carne ou tofu fritos. Isso significa que a carne é coberta com massa e frita. Incluídos nesse esse tipo de preparo estão o "General Tso's Chicken" (Frango do general Tso), que tem quase toda a gordura recomendada para um dia e o frango ou carne no molho de laranja, que pode ter mais da metade do que você deveria consumir de gordura saturada e dois terços das calorias diárias. E o pior de tudo, talvez, é que vai muito além do nível recomendado de sódio diário. Mesmo o tofu frito perde toda a aparente saúde. Porém, os pratos fritos não são o único perigo. O frango Kung Pao, por exemplo, não vai cair bem na sua cintura. Como muito da gordura dele vem do amendoim, é uma opção melhor do que as outras. Preferencialmente, você deve procurar por tudo que seja feito no vapor, salteado, assado ou grelhado -- mas lembre-se de pedir o molho separado. Uma boa opção é Moo Goo Gai Pan, que tem bem poucas calorias e gordura saturada. Ela tem um pouco de sódio, mas menos do que os outros pratos. Carne com brócolis pode ser bem saudável se você pedir com menos sal. Sem tanto sódio esse prato não é nada ruim. Isso também vale para alguns pratos de camarão como camarão com molho de alho e o camarão szechuan.

Pratos com vegetais

Algumas das opções vegetarianas podem enganá-lo ao chamar o molho simplesmente por "molho de alho". Esses molhos são normalmente feitos de óleo. Alguns vegetais, como a berinjela e o espinafre, absorvem muito óleo e, apesar dos seus esforços para deixar o molho no prato, as calorias e a gordura saturada ainda podem estar bem presentes na comida. Vegetais no vapor são facilmente encontrados na maioria dos restaurantes chineses. Desde que você os consuma sem molho e não os cubra com molho shoyo ou hoisin, essa é uma das melhores opções que você pode ter.

Arroz e macarrão

No arroz frito, as calorias, gordura saturada e o sódio estão todos muito acima do recomendado, mesmo que você escolha frango ou camarão, em vez de porco ou carne bovina. O macarrão Lo Mein é horrível em relação a ser saudável. Uma das formas mais fáceis de tornar sua comida mais saudável é pedir arroz no vapor. Melhor ainda, escolha o arroz integral, que tem mais fibras. Tente comer mais arroz e menos das entradas. Ele vai satisfazê-lo sem que se sinta cheio de gordura.

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