Mais
×

Guia passo-a-passo de como escrever um livro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Escrever um livro requer mais que apenas um excelente entendimento do idioma português. Se você está escrevendo um romance de ficção ou um livro de memórias não ficcional, deve criar histórias intrigantes, fazer personagens e apresentar ideias interessantes. Em suma, você precisa ser capaz de manter a atenção dos seus leitores. Embora não haja uma maneira correta de escrever um livro, os passos básicos são os mesmos para todos.

Instruções

Escrever um livro é um processo demorado (book image by Pali A from Fotolia.com)
  1. Decida o que seu livro será. Se estiver escrevendo uma narrativa, decida se a história será orientada pela trama ou pelo personagem. Se estiver escrevendo um livro de instruções (ou seja, um livro de receitas ou um livro de autoajuda), decida o que seu livro será e concentre-se nisso. Qualquer livro deve ter uma premissa facilmente definida, não importa o gênero.

  2. Reúna informações. A escrita requer um grande esforço de investigação, mesmo se você estiver escrevendo um romance de fantasia ou ficção científica. Saiba o máximo que puder sobre o assunto antes de começar a escrever. Inevitavelmente, você terá que fazer mais pesquisas conforme escreve, mas o processo será muito mais tranquilo se você estiver bem informado antes de começar a escrever.

  3. Escreva seu livro. Separe uma porção de cada dia em que você usará para escrever e mantenha esse cronograma religiosamente. Continue escrevendo, mesmo que você pense que o que está escrevendo não é particularmente bom (não se preocupe, você irá retirar estas partes na etapa de montagem). Pode parecer óbvio, mas a fim de escrever um livro, você deve primeiramente encontrar o tempo para sentar e escrevê-lo.

  4. Edite seu livro. Não basta revisá-lo. Corte partes que não fazem sentido e adicione novas informações que você pode ter perdido quando escreveu o livro pela primeira vez. Tudo o que você escrever deve adicionar algo substancial ao livro. Se isso não acontecer, corte-a.

  5. Exiba seu livro. Mostre seu trabalho terminado para outros escritores, tome as suas sugestões e, em seguida, edite um pouco mais. Você não precisa seguir qualquer conselho que não queira, mas se você mostrar seu livro a um punhado de escritores qualificados e obtiver os mesmos comentários, pense em seguir esses conselhos.

Dicas

  • Antes de escrever seu livro, você pode passar pelo processo da proposta do livro, em que você vende sua ideia para uma editora antes de começar a escrevê-lo. Essa é uma excelente maneira de começar a escrever um livro (pois geralmente é dado um adiantamento monetário), mas você não precisa ter de vender sua ideia antes de começar a escrevê-lo. Se você não for um escritor profissional, por vezes é muito difícil vender suas ideias.
  • Ao escrever, faça o que funciona para você. Alguns escritores gostam de descrever o livro inteiro antes de começar, outros gostam de começar a escrever e ver onde isso leva. Alguns escritores começam no final e trabalham para trás, outros começam no início e trabalham para a frente. Não há caminho errado para escrever um livro.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article