Vai viajar de avião pela primeira vez? Confira o passo-a-passo

Escrito por elizabeth smith | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vai viajar de avião pela primeira vez? Confira o passo-a-passo
Passageiros de primeira viagem devem chegar ao aeroporto preparados (airport image by Svetlana Kashkina from Fotolia.com)

Para o passageiro de primeira viagem, um voo de avião pode parecer algo assustador. Onde comprar as passagens? O que acontece ao chegar ao aeroporto? É preciso levar identidade ou passaporte? Embora as opções e dúvidas pareçam não ter fim, não há necessidade de se preocupar: desde que você saiba ler e perguntar, pode voar tranquilamente. Para deixar seu primeiro voo menos estressante, é bom ter uma ideia do que esperar.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Compre uma passagem. A maneira mais fácil de procurar a melhor opção de voo é procurar pela sua passagem na internet. Para ter uma ideia geral das tarifas, use uma ferramenta de busca de passagens aéreas, como Submarino Viagens ou Decolar.com. Informe sua cidade de partida, cidade de chegada e as datas, e o site mostrará uma variedade de voos que preenchem seus critérios. Selecione um para ver os horários, conexões (trocas de aeronave) e o tempo de espera entre um voo e outro. Quando você estiver pronto para comprar a passagem, clique na opção desejada e siga as instruções de compra. Geralmente, as companhias aéreas enviam um e-mail de confirmação e um número de e-ticket; anote esses números para referência.

  2. 2

    Tenha seu documento de identificação à mão. Se você está viajando dentro do seu país, vai precisar de um documento de identificação, como uma carteira de identidade. Se está voando para o exterior, precisará de um passaporte; geralmente um que seja válido por pelo menos seis meses a partir a data do voo.

  3. 3

    Garanta que sua bagagem está dentro das exigências da companhia aérea. A maioria das empresas permite que os passageiros levem uma bagagem de mão e um item pessoal, como um notebook ou bolsa. Confira as especificações da sua companhia aérea visitando o site dela e procurando por uma sessão sobre a bagagem -- no site da TAM, por exemplo, "Bagagem" está na seção "Antes de Embarcar", na aba de "Serviços". Preste atenção nas taxas para as malas -- algumas companhias aéreas cobram por cada mala que você cadastra para ser levada na área de carga -- e nos limites de peso.

  4. 4

    Faça sua bagagem de mão com cuidado. Verifique quais itens podem ou não ser levados na bagagem de mão. Pode haver restrições com relação a alguns líquidos e utensílios.

  5. 5

    Chegue cedo ao aeroporto. Como é sua primeira vez viajando de avião, permita-se ter um tempo extra para chegar ao aeroporto e se familiarizar com o processo. Se você precisar estacionar o carro, procure estacionamentos para longos períodos. Alguns aeroportos têm transporte para o terminal se a vaga não estiver a uma distância curta. Para ter algum tempo a mais, procure chegar pelo menos duas horas antes para um voo nacional e três horas antes para um voo internacional.

  6. 6

    Faça o check-in no balcão da companhia aérea. Siga as placas para chegar aos balcões de check-in e tenha seu documento com foto pronto para apresentar ao comissário. Ele vai conferir sua reserva, cartões de embarque e receber o valor referente a qualquer taxa de bagagem para as malas. Se você não escolheu o lugar, nesse momento você também pode pedir a ele um assento na janela ou no corredor. Ele pedirá para você colocar suas malas na balança ao lado do balcão para pesá-las e então elas serão marcadas e colocadas em uma esteira para serem levadas ao avião. Pegue seus cartões de embarque e carteira de identidade de volta.

  7. 7

    Passe pelo setor de segurança. Siga as placas para encontrá-lo e fique na fila. No ponto de inspeção, eles pedirão que você mostre sua identidade e os cartões de embarque. Se você estiver levando bagagem de mão, coloque-a na esteira de raios-X. Passe pela detecção de metal. Pegue seus itens de volta.

  8. 8

    Encontre seu portão. Seus cartões de embarque devem ter um número de portão. Se não tiverem, confira os monitores eletrônicos para encontrar o portão de embarque do seu voo. Siga as placas para chegar até lá e sente-se até que um funcionário chame para o embarque. Normalmente, o embarque é feito por fileiras, então não se aproxime do portão até que seu grupo seja chamado. Encontre sua poltrona checando os números sobre cada fileira e guarde as bolsas pequenas embaixo da poltrona à sua frente e as maiores nos bagageiros acima dos assentos.

  9. 9

    Pegue sua bagagem. Quando seu avião pousar, saia dele e siga as placas para chegar ao local onde estão as bagagens. O número do seu voo e a cidade de partida estarão em um monitor eletrônico. Espere com as pessoas até que a esteira comece a se mover e sua mala chegue.

Dicas & Advertências

  • Em caso de dúvidas, não hesite em pedir informações aos funcionários da sua companhia aérea ou do aeroporto. Eles devem estar capacitados para ajudá-lo no que for necessário para sua viagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível