×
Loading ...

Guia de plantio da lentilha

A lentilha é uma leguminosa rica em proteínas e carboidratos. No Brasil, é um hábito comum consumi-la durante a passagem de ano para dar sorte. Ela cresce em ambientes frios e tolera geadas.

Lentilhas como acompanhamento (Image by Flickr.com, courtesy of viZZZual.com)

Solo

As lentilhas podem ser plantadas em quase qualquer tipo de solo, contanto que seja bem drenado. Elas preferem solos arenosos e argilosos, mas crescem em outros tipos de terreno desde que não sejam muito úmidos, pois essas condições matam a planta.

Loading...

Clima

As lentilhas crescem melhor em climas frios e também toleram áreas semi-áridas, onde tendem a produzir menos safras, apesar da boa qualidade das sementes. Se forem cultivadas em áreas muito úmidas e com bastante chuva, haverá um bom rendimento, mas a qualidade das sementes será baixa. Em tais ambientes, uma boa drenagem é fundamental para a sobrevivência da planta.

Preparo das sementes

As sementes de lentilha devem ser inoculadas com Rhizobium leguminosarum antes do plantio, a menos que o campo tenha sido utilizado recentemente para o cultivo de lentilhas ou de ervilhas, segundo o "Alternative Field Crops Manual". As sementes devem ser plantadas no início do outono.

Canteiro

O canteiro deve ser liso e sem torrões de terra, e os resíduos da plantação anterior podem permanecer no local porque isso beneficia o crescimento das lentilhas. As sementes devem ser plantadas a 4 cm a 6 cm de profundidade em uma proporção de cerca de 100 para cada metro quadrado.

Considerações

Você deve ser vigilante com o controle de ervas daninhas e de gramíneas nativas, pois elas podem sufocar as lentilhas. Como as lentilhas são cultivadas em climas frios, elas não são vulneráveis às doenças que podem atacar outras culturas. Elas são suscetíveis a infestações de pulgões e outras pragas comuns, mas isso raramente é um problema sério.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...