×
Loading ...

Guia para podar tomates-cereja

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Morder um tomate-cereja doce e suculento é uma das alegrias do verão, e ele tem um sabor melhor quando você mesma o cultiva. Eles não são de difícil cultivo no jardim de casa, mas só porque são muito pequenos não significa que as plantas são; como muitos cultivares de tomate, alguns destes têm tendência à expansão, e há boas razões para organizá-los. Com algumas boas técnicas de poda, você pode podar sua planta de tomate-cereja com bastante rapidez, e voltar a desfrutá-lo em uma salada de verão.

Aprenda algumas técnicas de poda para cultivar tomate-cereja em casa (Comstock/Comstock/Getty Images)

Tipos de poda

As plantas de tomate se dividem em dois tipos: determinados e indeterminados. Elas são determinadas se formarem um conjunto de flor terminal ou superior, que é o que faz elas pararem de crescer em altura. Como crescem em um tamanho fixo e produzem um número fixo de tomates-cereja, as determinadas não devem ser podadas, embora você deva remover os brotos abaixo do primeiro cacho. As plantas com conjuntos de flores laterais e nenhum terminal são indeterminadas; seus frutos amadurecem mais lentamente, e elas continuam crescendo até serem mortas pelo frio. Esse é um tipo que deve ser podado. Os cultivares de tomate-cereja indeterminados incluem os super doces, amarelo-canário; as variedades determinadas incluem a Tiny Tim e o Mountain Belle.

Loading...

Benefícios da poda

Pode os indeterminados para maximizar a eficiência da fotossíntese e minimizar as doenças. No processo de crescimento vigoroso, eles enviam "sugadores", ou brotos, que vêm da haste principal e podem se transformar nestas, despontando assim mais brotos. Embora isso faça com que a planta produza mais frutos, o benefício é superado quando a haste principal não consegue mais suportar o peso e a planta se espalha pelo chão. Isso não só é feio, mas também destrutivo; como as frutas caem na terra, elas ficam expostas a danos por insetos e vírus. Por outro lado, a poda e uma haste única de suporte deixam todas as frutas no ar, com as folhas expostas ao sol e o açúcar que reforça o sabor indo para a fruta em desenvolvimento, já que a planta só está crescendo na ponta. Os tomates-cereja ficarão grandes e saborosos, e se formarão mais rapidamente. Além disso, as folhas secam mais rápido quando a planta é podada e sustentada, reduzindo o risco de infecções fúngicas e bacterianas.

Técnicas de poda

Pode uma, ou no máximo duas das hastes principais, e remova os galhos mais baixos para deter reinfecções por patógenos deixados no chão nos anos anteriores. Aperte os novos brotos logo depois que aparecerem. A melhor forma de fazer isso é usando seus dedos, torcendo o broto até que ele se solte; isso resulta em uma quebra mais desejável do caule do que a que ocorreria com o uso de tesouras. Se você deixou os brotos crescerem muito e estiver complicado removê-los manualmente, use uma faca retrátil. Evite o sol escaldante, deixando folhas para cobrir e proteger os tomates, e evite infecções fúngicas nunca podando uma planta molhada. Mantenha os tomates-cereja livres de hastes laterais abaixo do primeiro cacho de frutas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...